A Offensive Security lançou uma nova versão do seu sistema operacional, Kali Linux 2018.2, que traz correções para as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como desbloquear qualquer senha de telefone sem perder dados
- Como alterar a senha do sudo, root ou outro usuário no Ubuntu
- Eternal Terminal – um shell remoto que se reconecta automaticamente
Kali Linux, anteriormente BackTrack Linux, é uma distribuição de testes de invasão e hacking, uma distribuição baseada no Debian, que oferece as mais recentes tecnologias Linux e componentes atualizados.
Kali Linux é um distribuição que é praticamente uma plataforma de testes de segurança, que pode ser utilizada como um Live CD. Ela está disponível em 32 bits, 64 bits, com variantes para ARM, bem como compilações especificas para muitas plataformas populares de hardware (alguém aí lembrou do RaspBerry Pi?).
Novidades do Kali Linux 2018.2
O Kali Linux 2018.2 é o segundo lançamento em 2018 e o primeiro a incorporar as coreções para as vulnerabilidades de segurança amplamente mediatizadas do Meltdown e Specter para a arquitetura x86 (amd64 e i386), através da implementação do kernel do Linux 4.15, que infelizmente chegou ao fim da vida no mês passado.
Além de manter seu PC protegido contra Specter e Meltdown, o kernel do Linux 4.15 incluído no Kali Linux 2018.2 também melhora o suporte a GPUs AMD Radeon e implementa suporte para AMD Secure Encrypted Virtualization, uma nova tecnologia projetada para limitar drasticamente o acesso à memória da máquina virtual, criptografando-a.
O AMD Secure Encrypted Virtualization permite criptografar a memória da máquina virtual de tal forma que até o hypervisor não pode acessá-la.
Metasploit scripts são agora mais fáceis de acessar
Outra característica interessante que surgiu no lançamento do Kali Linux 2018.2 é a implementação de links para todos os vários scripts do Metasploit que estão disponíveis.
Os usuários poderão acessá-los rapidamente em seu PATH, todos tem um prefixo “msf-” (sem aspas). Isso foi possível devido à inclusão do pacote Metasploit Framework 4.16.34-0kali2.
Sobre esse aspecto, o anúncio diz o seguinte:
“Se você gasta uma quantidade significativa de tempo escrevendo exploits, você está, sem dúvida, familiarizado com os vários scripts do Metasploit que estão disponíveis, como pattern_create, pattern_offset, nasm_shell, e etc. A partir do metasploit-framework_4.16.34-0kali2, agora você pode fazer uso de todos esses scripts diretamente, já que incluímos links para todos eles no PATH, cada um deles prefixado com msf-.”
Vários outros aplicativos de hacking ético e testes de penetração foram atualizados para suas versões mais recentes nesta nova versão do Kali Linux. Entre eles, vale mencionar o Bloodhound, Burp Suite, Hashcat, PixieWPS e Reaver.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Kali Linux 2018.2
Você pode fazer o download do Kali Linux 2018.2 para várias das arquiteturas suportadas agora mesmo através dos links mais abaixo, ou simplesmente atualizar sua instalação existente com o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
.
A imagem ISO do Kali Linux 2018.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux