Kali Linux 2023.1 lançado com o Kali Purple, e muito mais

E foi lançado o Kali Linux 2023.1 com o Kali Purple, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Kali Linux (anteriormente conhecido como BackTrack) é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.

Esse sistema possui atualizações de segurança oportunas, suporte para a arquitetura ARM, uma escolha entre quatro ambientes populares de desktop e atualizações contínuas para versões mais recentes.

Enfim, o Kali Linux é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.

Agora, a Offensive Security lançou o Kali Linux 2023.1 como a primeira grande atualização de sua distribuição em 2023.

Novidades do Kali Linux 2023.1

Kali Linux 2023.1 lançado com o Kali Purple, e muito mais
Kali Linux 2023.1 lançado com o Kali Purple, e muito mais

Kali Linux 2023.1 é a primeira versão de 2023 e o lançamento do 10º aniversário do projeto, com uma nova distro chamada ‘Kali Purple’, voltada para os times Blue e Purple para segurança defensiva.

Sim. O Kali Linux 2023.1 nos traz um novo tipo de Kali Linux chamado Kali Purple, com foco em segurança defensiva e uma arquitetura de referência para o SOC In-A-Box definitivo, projetado para aprendizado, prática de análise SOC e caça a ameaças, design/teste de controle de segurança, Kali competições de espionagem x espionagem, bem como a proteção de ambientes de pequeno e médio porte.

Segundo a Offensive Security:

“Lembra o que fizemos uma década atrás com o Kali Linux? Ou com BackTrack antes disso? Tornamos a segurança ofensiva acessível a todos. Sem necessidade de licenças caras, sem necessidade de infraestrutura de nível comercial, sem escrever código ou ferramentas de compilação para fazer tudo funcionar. Estamos entusiasmados por iniciar uma nova jornada com a missão de fazer exatamente o mesmo para a segurança defensiva.”

O Kali Purple vem com mais de 100 ferramentas defensivas, como a captura e análise completa de pacotes Arkime, canivete cibernético cibernético CyberChef, informações de segurança elástica e gerenciamento de eventos, scanner de vulnerabilidade GVM, plataforma de resposta a incidentes TheHive, conjunto de ferramentas de análise de tráfego de rede Malcolm, bem como Sistemas de detecção de intrusão Zeek e Suricata.

A cada lançamento no início de um novo ano, o Offensive Security atualiza o tema padrão do Kali Linux e este ano não é diferente.

Kali Linux 2023.1 traz um tema totalmente novo que consiste em novos papéis de parede para a área de trabalho, tela de login, bootloader e boot splash, bem como novas variantes de todos os temas anteriores no sabor Kali Purple.

Nessa atualização, o Kali Linux 2023.1 também vem com algumas das melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux, incluindo o ambiente de desktop Xfce 4.18, kernel Linux 6.1 LTS, Python 3.11, bem como o KDE Plasma 5.27 LTS como um ambiente de desktop opcional ao instalar o Kali Linux.

Seria um lançamento chato do Kali Linux sem novas ferramentas, e este lançamento traz oito novos para jogar, incluindo CyberChef e Arkime.

Abaixo estão as oito novas ferramentas adicionadas no Kali 2023.1:

  • Arkime – Uma ferramenta de busca e captura de pacotes de código aberto.
  • CyberChef – Conhecido como o ‘Cyber ​​Swiss Army Knife’, o CyberChef permite analisar, descriptografar, desofuscar e decodificar dados usando uma ampla variedade de ferramentas (você pode ver uma versão online aqui ).
  • DefectDojo – Uma ferramenta de correlação de gerenciamento de vulnerabilidade de aplicativo de código aberto e de orquestração de segurança.
  • Dscan – Um “Nmap distribuído, wrapper em torno do Nmap para permitir a enumeração de rede distribuída.”
  • Kubernetes-Helm – Uma plataforma de gerenciamento de pacotes Kubernetes de código aberto.
  • PACK2 – Um “Kit de análise e quebra de senha”.
  • Redeye – “Redeye é uma ferramenta destinada a ajudá-lo a gerenciar seus dados durante uma operação de pentest da maneira mais eficiente e organizada.”
  • Unicrypto – “Interface unificada para alguns algoritmos criptográficos”

Já o Kali NetHunter, o Kali Linux para dispositivos móveis, também foi atualizado com suporte para Motorola X4 usando LineageOS 20 e Samsung Galaxy S20 FE 5G usando OneUI 5.0 (Android 13), bem como suporte completo para LG V20 executando LineageOS 18.1.

Por fim, o Kali ARM agora funciona melhor no Radxa Zero SBC, o repositório de firmware não-livre do Debian foi adicionado para novas instalações, o dmesg tornou-se irrestrito por padrão e o root não é mais necessário para executar um programa que se liga a uma porta abaixo de 1024.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Kali Linux 2023.1

A imagem ISO do Kali Linux 2023.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.

Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema Kali Linux.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.