Kali Linux 2023.3 lançado com o kernel 6.3 e novas ferramentas

E foi lançado o Kali Linux 2023.3 com o kernel 6.3 e novas ferramentas, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Kali Linux (anteriormente conhecido como BackTrack) é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.

Esse sistema possui atualizações de segurança oportunas, suporte para a arquitetura ARM, uma escolha entre quatro ambientes populares de desktop e atualizações contínuas para versões mais recentes.

Enfim, o Kali Linux é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.

Agora, a Offensive Security lançou o Kali Linux 2023.3 como a primeira grande atualização de sua distribuição em 2023.

Novidades do Kali Linux 2023.3

Kali Linux 2023.3 lançado com o kernel 6.3 e novas ferramentas
Kali Linux 2023.3 lançado com o kernel 6.3 e novas ferramentas

O Kali Linux 2023.3 está aqui quase três meses depois do Kali Linux 2023.2 e supera o kernel do Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo do Debian Bookworm para o kernel Linux 6.3, que, infelizmente, atingiu o fim de sua vida útil no início de julho de 2023. No entanto, o novo kernel deve oferecer melhor suporte de hardware.

Existem nove novas ferramentas incluídas na versão Kali Linux 2023.3, nomeadamente Calico, uma ferramenta nativa de rede e segurança de rede, ferramentas cri, linha de comando e ferramentas de validação para Kubelet Container Runtime Interface, Hubble, uma rede, serviço, e observabilidade de segurança para ferramenta Kubernetes usando eBPF e ImHex, um editor hexadecimal para engenheiros reversos e programadores.

Também estão incluídos kustomize, uma ferramenta para personalizar configurações YAML do Kubernetes, Rekono, uma plataforma de automação que combina diferentes ferramentas de hacking para completar processos de teste de penetração, rz-ghidra, um descompilador profundo de ghidra e integração de desmontador de trenó para rizin, unblob, uma ferramenta para extrair arquivos de qualquer tipo de formato de contêiner, bem como Villain, uma estrutura C2 que pode lidar com vários shells reversos.

Embora novas ferramentas sejam adicionadas, algumas ferramentas antigas foram removidas desta versão porque não são mais mantidas. Estes incluem o king-phisher, que foi substituído pelo GoPhish, e o plecost, que foi substituído pelo WPScan.

Entre outras mudanças dignas de nota, a versão Kali Linux 2023.3 adiciona suporte PipeWire ao usar Hyper-V no modo de sessão aprimorado, adiciona modo kali-hidpi ao Kali Purple, melhora a instalação do Kali Purple e renova o Kali Autopilot com uma GUI redesenhada e vários Novas características.

Kali Linux 2023.3 lançado com o kernel 6.3 e novas ferramentas
Kali Linux 2023.3 lançado com o kernel 6.3 e novas ferramentas

Kali NetHunter também foi atualizado com suporte para LG V20 para Lineage 19.1, Nexus 6P para Android 8.0, Nothing Phone (1) para Android 12 e 13, Pixel 3/XL para Android 13, Samsung Galaxy A7 para LineageOS 18.1, Xiaomi Mi A3 para Lineage 20, Xiaomi Redmi 4/4X para VoltageOS 2.5 e um desativador SELinux.

Por último, mas não menos importante, esta versão melhora o Kali ARM com uma imagem atualizada do Raspberry Pi Zero W que agora inicializa na linha de comando em vez de uma interface gráfica do usuário e atualiza os bootloaders para USBArmory MKI e MKII para a versão 2023.07.

Confira a página de anúncio de lançamento para mais detalhes. Enquanto isso, você pode baixar o Kali Linux 2023.3 agora mesmo no site oficial em vários sabores para plataformas de 64 bits, ARM, VM, Cloud, WSL ou móveis.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Kali Linux 2023.3

A imagem ISO do Kali Linux 2023.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.

Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema Kali Linux.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.