KDE Frameworks 5.78 lançado com melhorias, recursos e correções

E foi lançado o KDE Frameworks 5.78 com melhorias, recursos e correções para seus app do KDE. Confira as novidades dessa atualização.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).

Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.78, uma atualização mensal que traz inúmeras melhorias, novos recursos e correções de bugs.

Novidades do KDE Frameworks 5.78

KDE Frameworks 5.78 lançado com melhorias, recursos e correções
KDE Frameworks 5.78 lançado com melhorias, recursos e correções

Contendo um mês de novos recursos, melhorias e correções, o lançamento do KDE Frameworks 5.78 está aqui para apresentar o suporte para o formato de imagem AV1 para todos os softwares KDE.

O suporte é habilitado por padrão quando a biblioteca libavif é instalada em sua distribuição GNU/Linux e permite que você visualize imagens codificadas em AV1 em qualquer aplicativo, incluindo a exibição de miniaturas no gerenciador de arquivos Dolphin.

O tema dos ícones do Breeze foi atualizado nesta versão com novos ícones para a ação da bússola e imagens WIM, bem como um ícone de imagem ausente que evita que vários aplicativos GTK travem.

Falando em ícones, agora é possível definir um tamanho de ícone fixo para os itens na barra lateral do painel Locais das caixas de diálogo Abrir e Salvar, e os botões “Instalar” e “Remover” do Discover agora usam o estilo padrão e recolorem seus ícones.

O KDE Frameworks 5.78 também traz mais melhorias para o editor de texto Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor, que agora exibem o texto arrastado que está sendo arrastado e suportam a troca do texto selecionado com o item superior da área de transferência.

Além disso, a eficiência do sistema de cache SVG do Plasma também foi melhorada para tornar todo o ambiente de área de trabalho mais rápido, e agora é possível inserir caminhos relativos nos navegadores de URL usados ​​em todos os aplicativos KDE.

Algumas mudanças cosméticas e também presentes no KDE Frameworks 5.78 para renderizar corretamente a barra de progresso que está sendo exibida na notificação “arquivo está sendo baixado”, adicionar suporte para mnemônicos a todos os botões e guias do Plasma e evitar a sobreposição do nome do atual página pelos botões de navegação para trás e para a frente no software baseado em Kirigami.

Também melhorado nesta versão está o widget de calendário do Plasma, que não trava mais a área de trabalho do Plasma e finalmente permite que você exiba anos negativos (se for o seu caso), os painéis do Plasma, que não exibem mais uma estranha linha preta quando a composição do KWin está desativada, assim como as caixas de diálogo de arquivo agora podem abrir arquivos que contêm dois pontos em seus nomes.

Também vale a pena notar o fato de que as janelas da maioria dos aplicativos do KDE não abrem mais em um estado maximizado se forem fechadas em seu estado normal de janela.

Os travamentos mais comuns que afetavam todos os softwares KDE, que ocorriam ao atualizar os drivers gráficos, bem como ao baixar ou atualizar o conteúdo Get New [Thing], também foram corrigidos.

O gerenciador de arquivos Dolphin recebeu algumas correções de bugs e não travará mais ao clicar na caixa de seleção “Aplicar a todos” na caixa de diálogo de substituição durante as operações de copiar ou mover, é mais uma vez possível gravar atalhos de teclado personalizados na página de Atalhos personalizados em Configurações do sistema , e a área de trabalho do Plasma não se lembrará dos atalhos de teclado personalizados definidos para ativar miniaplicativos do Plasma após uma reinicialização.

Existem mais de 200 mudanças neste lançamento, então verifique o changelog completo para mais detalhes.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Como instalar o KDE Frameworks

O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.

É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.