KDE Plasma 5.26 lançado com o Plasma Bigscreen, e mais

E foi lançado o KDE Plasma 5.26 com o Plasma Bigscreen, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.26 como a mais nova série estável deste ambiente de desktop aclamado, moderno e amplamente utilizado para distribuições GNU/Linux, dispositivos móveis e TVs inteligentes.

Novidades o KDE Plasma 5.26

KDE Plasma 5.26 lançado com o Plasma Bigscreen, e mais
KDE Plasma 5.26 lançado com o Plasma Bigscreen, e mais

Com cerca de quatro meses de trabalho, o KDE Plasma 5.26 está repleto de muitos novos recursos interessantes, começando com uma nova interface de usuário para TVs inteligentes chamada Plasma Bigscreen.

A nova interface Plasma Bigscreen do KDE roda no postmarketOS ou no Manjaro Linux e promete transformar sua TV ou set-top box (STB) em um dispositivo totalmente hackeável.

O Plasma Bigscreen apresenta o Aura Browser como um novo navegador web para uma experiência de “Tela Grande” totalmente imersa, bem como o Plank Player, um reprodutor multimídia para reproduzir arquivos locais, ambos totalmente controláveis ​​com o controle remoto de sua TV ou aparelho set-top box. Sob o capô, o Plasma Bigscreen é executado em cima de Wayland.

Falando sobre Wayland, a versão KDE Plasma 5.26 adiciona muitas grandes mudanças, incluindo a capacidade de forçar o teclado virtual Maliit a aparecer no modo Touch, a capacidade de ajustar os mapas de área de entrada de uma mesa digitalizadora às coordenadas da tela e a capacidade para desabilitar a colagem do botão do meio.

A sessão Plasma Wayland agora também deve funcionar melhor em telas HiDPI, implementando dois métodos de dimensionamento de aplicativos, que agora parecem muito melhores do que antes.

O primeiro usa um compositor para dimensionamento uniforme com desfoque, enquanto o segundo é feito pelos próprios aplicativos usando recursos HiDPI X11 pré-existentes para evitar desfoque.

Outras grandes mudanças no ambiente de desktop KDE Plasma 5.26 incluem suporte para botões de mouse religáveis ​​para mouses com vários botões para que você possa atribuir botões a pressionamentos de tecla ou atalhos de teclado, suporte a leitor de tela cheia para todos os widgets Plasma, suporte à navegação por teclado em mais applets, e um novo modo Compacto para o menu de aplicativos Kickoff que permite ver mais itens.

Também foram trazidas melhorias para o gerenciador gráfico de pacotes do Plasma Discover, que agora possui suporte para exibição de classificações de conteúdo de aplicativos, suporte para alterar a frequência de notificações de atualização, uma nova opção para alterar o nome usado para enviar uma avaliação de aplicativo, um novo ‘Compartilhar ‘ na página de detalhes de um aplicativo para compartilhar aplicativos com mais facilidade e a capacidade de verificar o espaço livre antes de atualizar o sistema.

O menu de aplicativos Kickoff também foi atualizado para exibir texto e remover seu ícone ao usar um painel horizontal, a página Night Color nas configurações do sistema recebeu uma nova opção para permitir que você altere a cor do dia também e a capacidade de usar um mapa para escolher uma localização manual, e o Task Switcher tem a capacidade de classificar as tarefas minimizadas para serem listadas após todas as tarefas não minimizadas.

O aplicativo Plasma System Monitor e os widgets Plasma com o mesmo nome agora suportam a consulta de sensores de CPU para temperatura e frequência mínima, máxima e média.

Além disso, agora é possível adicionar um atalho de teclado para ativar o efeito Apresentar janelas ao mostrar apenas as janelas do aplicativo atual no espaço de trabalho atual.

Além de tudo isso, o KDE Plasma 5.26 também adiciona suporte para configurar o que acontece quando você ativa uma janela em outro espaço de trabalho, suporte para definir um tamanho de papel padrão ao imprimir, suporte para alterar a forma como o sistema formata endereços, nomes e números de telefone, suporte para papéis de parede claros e escuros e suporte para usar imagens animadas como papéis de parede.

Mas espere, isso não é tudo, pois o KDE Plasma 5.26 também traz suporte para os protocolos “Array”, “F5” e “Fortinet” no plug-in OpenConnect VPN do gerenciador de rede Plasma, a capacidade dos Temas Globais para alterar a ordem e arranjos de botões da barra de título, suporte para uma ampla gama de hardware e firmware na página “Sobre este sistema” em Configurações do sistema, bem como a capacidade de definir um calendário alternativo dentro do calendário principal.

Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Plasma 5.26 adiciona suporte para redimensionar os pop-ups de widgets Plasma no painel a partir de suas bordas e cantos, implementa KPipewire como componentes relacionados ao uso de ‘pipewire’ Flatpak na área de trabalho Plasma, adiciona suporte para filtrar janelas quando digitando o efeito Visão geral e facilita a visualização de papéis de parede apenas clicando neles na área de trabalho.

Claro, também existem várias correções de bugs e melhorias de desempenho para uma experiência de desktop Plasma mais estável e confiável.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.24.6 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.