KDE Plasma 5.27.4 lançado com várias correções de bugs

E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.4 com várias correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.4 como o quarto lançamento pontual para a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.

Novidades o KDE Plasma 5.27.4

KDE Plasma 5.27.4 lançado com várias correções de bugs
KDE Plasma 5.27.4 lançado com várias correções de bugs

Sucedendo o KDE Plasma 5.27.3, o KDE Plasma 5.27.4 melhora ainda mais a sessão do Plasma Wayland, abordando uma falha do KWin que ocorreu quando determinados monitores externos desligaram por conta própria após serem desativados e reativados, tornando a configuração da velocidade de rolagem funcionar novamente e lidar melhor com aplicativos GTK em configurações de vários monitores ou ao alternar temas globais.

Também para a sessão Plasma Wayland, a versão KDE Plasma 5.27.4 corrige um problema em que o Plasma fecha quando um aplicativo envia um título de janela muito longo e melhora a gravação de tela e as miniaturas do Gerenciador de Tarefas para usuários de GPUs NVIDIA ao usar os gráficos proprietários da NVIDIA motoristas.

Além disso, muitos bugs foram corrigidos no KDE Plasma 5.27.4 para corrigir uma falha nas configurações do sistema que ocorria ao descartar as configurações alteradas na página Configurações rápidas, uma falha do kded5 ao alternar telas, algumas falhas relacionadas à área de transferência e uma tela de login do SDDM congelada ao usar o Breeze tema SDDM.

Algumas melhorias de qualidade de vida estão presentes nesta atualização para tornar os gráficos de uso de energia no aplicativo Info Center mais confiáveis ao usar temas escuros, melhorar o suporte a vários monitores para distinguir visualmente monitores com o mesmo nome e número de série mostrando seu conector nomes, bem como para melhorar o suporte para aplicativos Flatpak no gerenciador de pacotes Plasma Discover.

Para completar, o Plasma Discover agora é mais rápido e responsivo quando há muitas atualizações do sistema e não avisa mais os usuários sobre as atualizações disponíveis quando o aplicativo é aberto, a janela Emoji Picker agora pode ser aberta com a tecla Emoji dedicada em seu teclado e o A configuração ‘Classificar aplicativos em ordem alfabética’ do iniciador do Kicker agora remove as linhas separadoras colocadas manualmente entre os aplicativos.

O KDE Plasma 5.27.4 também vem com uma nova correção para decorações de janelas Aurorae visualmente corrompidas, melhora o suporte para aplicativos de barra de cabeçalho GTK maximizados ao usar o tema Breeze GTK e melhora a transmissão de tela com determinados aplicativos, não trocando mais as cores vermelho e azul do cursor.

Por fim, esta versão pontual do KDE Plasma 5.27 LTS melhora a troca de temas de boot splash Plymouth para distribuições Linux que usam mkinitcpio, melhora a espessura de painéis não flutuantes ao usar temas Plasma com cantos arredondados com um raio muito grande, e corrige vários outros problemas menores.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.27.4 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.4 logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.