KDE Plasma 5.27.8 lançado para corrigir mais bugs e travamentos

E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.8 para corrigir mais bugs e travamentos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.8 como o mais recente lançamento pontual da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.

Novidades o KDE Plasma 5.27.8

KDE Plasma 5.27.8 lançado para corrigir mais bugs e travamentos
KDE Plasma 5.27.8 lançado para corrigir mais bugs e travamentos

Vindo seis semanas após o KDE Plasma 5.27.7, a atualização do KDE Plasma 5.27.8 está aqui para adicionar suporte para o novo padrão de cores de destaque entre desktops à implementação do portal de desktop KDE (xdg-desktop-portal-kde), melhorar o Hybrid Sleep e melhore o monitoramento de GPUs NVIDIA em sistemas multi-GPU com Plasma System Monitor.

O KDE Plasma 5.27.8 também está aqui para corrigir um bug que impede que o recurso Night Color seja desativado corretamente após acordar o computador do modo de suspensão em um momento em que deveria ter desligado automaticamente, bem como para melhorar a captura de tela com o Spectacle aplicativo nas sessões do Plasma X11.

Para configurações de vários monitores, esta atualização vem com uma solução alternativa para um problema estranho que pode fazer com que a área de trabalho do Plasma trave ou fique lenta ao alterar frequentemente os arranjos dos monitores.

Os desenvolvedores disseram que esta é uma correção temporária e que terão uma solução melhor no próximo lançamento do KDE Plasma 6.

Para a sessão do Plasma Wayland, o KDE Plasma 5.27.8 melhora a funcionalidade Alt+Tab através das janelas para não andar mais ao contrário quando o Caps Lock está ativado e corrige uma falha na janela do KWin e no gerenciador de composição que ocorria ao clicar em uma dica de decoração de janela .

Para aqueles que executam o KDE Plasma em uma máquina virtual, esta versão torna possível desabilitar a suspensão automática para que não cause mais o travamento da máquina virtual.

Também melhorada no KDE Plasma 5.27.8 está a página Acessibilidade nas Configurações do Sistema para não solicitar mais que você salve as alterações caso não tenha feito nenhuma.

Entre outros bugs corrigidos nesta atualização, há uma falha do Plasma que ocorreu ao alternar os temas globais, outra falha do Plasma ao iniciar um aplicativo usando o Gerenciador de tarefas enquanto sua dica de ferramenta estava aberta e uma falha estranha do Plasma quando alguns widgets atualizaram seu conteúdo enquanto seus pop-ups estavam abertos.

Fora isso, o KDE Plasma 5.27.8 melhora a linha separadora entre a área da barra de título/barra de ferramentas nos aplicativos KDE para ficar melhor nas telas HiDPI, melhora o texto dos OSDs de volume e brilho para alguns idiomas, melhora os sensores no Plasma System Monitor para sistemas que usam a localidade C e melhora o filtro de categoria do Widget Explorer para idiomas diferentes do inglês.

Esta versão também melhora o suporte para aplicativos Flatpak e SteamOS no gerenciador de pacotes Plasma Discover e corrige vários outros problemas.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.27.8 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.8 logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.