KDE Plasma 5.27.9 lançado com melhorias no Plasma Discover

E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.9 com melhorias no Plasma Discover, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.9 como o mais recente lançamento pontual da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.

Novidades o KDE Plasma 5.27.9

KDE Plasma 5.27.9 lançado com melhorias no Plasma Discover
KDE Plasma 5.27.9 lançado com melhorias no Plasma Discover

Sim. O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.27.9 como a nona atualização de manutenção para a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS com suporte de longo prazo para corrigir mais problemas e bugs.

Chegando um mês e meio após o KDE Plasma 5.27.8, a versão KDE Plasma 5.27.9 melhora a sessão do Plasma Wayland, tornando o alternador de janela Alt + Tab totalmente acessível através do leitor de tela Orca e resolvendo uma falha na janela KWin e no composto gerenciador ao despertar o sistema do modo de suspensão.

O suporte para aplicativos GNOME baseados em Flatpak foi aprimorado nesta versão para exibir texto sem qualquer suavização quando executado na área de trabalho Plasma.

O KDE Plasma 5.27.9 também está aqui para corrigir a troca rápida de usuários de contas de usuário que não possuem senhas definidas, melhorar a sessão do Plasma X11 adicionando botões de fechamento ausentes em várias janelas de diálogo baseadas em QtQuick, bem como para melhorar widgets que usam a integração padrão do Calendário Plasma para não exibir mais feriados da região padrão em vez da selecionada.

Também foi aprimorado o gerenciador de pacotes Plasma Discover, abordando vários problemas em seu pop-up de revisão de aplicativos, corrigindo o tamanho do cache de rede para a primeira execução e corrigindo um problema ao atualizar vários aplicativos Flatpak ao mesmo tempo.

Esta versão também corrige o problema “cada vez maior da chave do arquivo de configuração do ScreenMapping faz com que o Plasma trave ou não abra novos aplicativos” no software KDE e corrige o KMenuEdit para criar corretamente arquivos .desktop com chaves exec= que apontam para arquivos executáveis que contêm espaços ou outros caracteres especiais em seus caminhos de arquivo.

As pesquisas do KRunner e do KRunner também foram aprimoradas no KDE Plasma 5.27.9 para não diferenciar maiúsculas de minúsculas ao pesquisar arquivos recentes, e o KWin foi atualizado para respeitar as matrizes de calibração da tela sensível ao toque.

Por último, mas não menos importante, esta versão melhora a tela de bloqueio para não quebrar mais e exibir uma tela “o bloqueio de tela está quebrado”, que foi causada por uma corrupção do cache QML devido à falta de espaço em disco.

Os desenvolvedores dizem que a tela de bloqueio ainda pode quebrar devido a outros problemas, que também estão sendo rastreados.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.27.9 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9 logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.