KDE Plasma Mobile 6 lançado com tela inicial renovada

Seguindo os passos da versão desktop, foi lançado o KDE Plasma Mobile 6 com tela inicial renovada. Confira as novidades dessa atualização.

Embora o KDE Plasma, a interface de usuário gratuita e de código aberto, seja mais comumente usada em sistemas operacionais de desktop, há também uma versão do Plasma Mobile para uso em smartphones e tablets compatíveis, e a equipe do Plasma Mobile acaba de publicar uma visão geral dos novos recursos e mudanças no Plasma 6 Mobile.

O Plasma Mobile é uma variante do Plasma para smartphones. Atualmente, ele está disponível para o Pinephone e dispositivos com suporte para postmarketOS, como o OnePlus 6. Ele é fornecido por várias distribuições Linux, como postmarketOS e Manjaro.

E mais há poucos dias, o Projeto KDE lançou o Plasma Mobile 6 como a versão mais recente de seu ambiente de desktop Plasma para dispositivos móveis baseado na série de desktop KDE Plasma 6 lançada recentemente e no postmarketOS.

Novidades do KDE Plasma Mobile 6

KDE Plasma Mobile 6 lançado com tela inicial renovada
KDE Plasma Mobile 6 lançado com tela inicial renovada

Sim. Os desenvolvedores do ambiente de desktop KDE Plasma para sistemas operacionais baseados em Linux lançaram o Plasma 6, a maior atualização em 10 anos.

O Plasma Mobile 6 vem com uma tela inicial padrão atualizada com páginas personalizáveis que permitem aos usuários organizar seus aplicativos favoritos em uma grade e agrupá-los em pastas, uma gaveta de aplicativos e pesquisa KRunner, suporte para importar e exportar layouts de tela inicial como arquivos e página personalizável transições.

Esta versão também apresenta uma nova tela de boas-vindas que aparecerá na primeira inicialização para guiá-lo através de várias configurações de Wi-Fi, conexão de celular, dimensionamento de dispositivos, fuso horário e outros aspectos básicos do sistema.

Além disso, o Plasma Mobile 6 introduz um novo serviço de configurações automáticas para lidar com a interoperabilidade com o ambiente de desktop KDE Plasma sendo instalado simultaneamente no sistema e eliminando a necessidade de arquivos de configuração personalizados.

A próxima coisa que você verá é a nova (antiga) tela inicial, que é uma nova versão do aplicativo da tela inicial Folio que as versões anteriores do Plasma Mobile usavam, mas que foi abandonada há algum tempo.

Agora o Folio está de volta, com suporte para organizar aplicativos e widgets em várias páginas, permitindo navegar por diferentes visualizações.

Há também uma gaveta de aplicativos semelhante ao Android e suporte para pastas. No momento, há suporte apenas para um número limitado de widgets, mas os desenvolvedores estão trabalhando para adicionar suporte para mais.

Outras mudanças dignas de nota incluem a portabilidade da caixa de diálogo de autenticação para dispositivos móveis, uma nova configuração rápida “Modo encaixado” que permite decorações de janela e botões minimizar/maximizar/fechar, uma nova configuração para sempre mostrar o botão de alternância do teclado, configurações de vibração padrão aprimoradas e portabilidade de a configuração rápida da lanterna para todos os dispositivos.

O aplicativo Configurações também recebeu várias melhorias, como tarefas de interação assíncronas para o módulo de configurações de celular, um design móvel mais consistente para o módulo de configurações de Wi-Fi, Resumo %bem como um módulo de configurações de tempo revisado para componentes mais recentes.

Vários dos aplicativos padrão do Plasma Mobile foram atualizados com novos recursos.

Isso inclui o aplicativo Relógio, que agora pausa as fontes de mídia MPRIS quando um alarme ou cronômetro é iniciado, o aplicativo Calculadora, que possui uma nova página de configuração que permite definir casas decimais, unidades angulares e um modo de análise, bem como o aplicativo Kasts, que agora oferece controles de reprodução aprimorados e downloads de podcast mais rápidos.

Mais detalhes (com capturas de tela) sobre o lançamento do Plasma Mobile 6 estão disponíveis na página de anúncio de lançamento.

Se você possui um dos dispositivos suportados pelo postmarketOS, deverá conseguir instalar o Plasma Mobile 6 em seu smartphone nos próximos dias ou semanas, quando uma nova versão será disponibilizada para download.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.