Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks 6 e Qt 6

Apesar de ainda ser um trabalho em andamento, o KDE Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks 6 e Qt 6.

KDE Plasma Mobile é um ambiente de trabalho de software livre desenvolvido pela comunidade KDE para smartphones e tablets. O KDE Plasma Mobile foca em oferecer uma experiência de usuário intuitiva e moderna, com um design minimalista.

O KDE Plasma Mobile possui um conjunto abrangente de aplicativos para todas as finalidades, desde navegação na web, mensagens de texto e serviços de streaming de mídia, até aplicativos de produtividade, como editores de documentos, planilhas e apresentações.

Ele também oferece suporte a dispositivos externos, como câmeras, mouses e teclados. O KDE Plasma Mobile é compatível com a maioria dos sistemas operacionais móveis, incluindo Android, Ubuntu Touch, Sailfish OS e postmarketOS.

Agora, a interface de desktop Plasma Mobile do KDE para dispositivos móveis está atualmente passando por muito trabalho enquanto a equipe continua transferindo-a para o próximo pacote de software KDE Frameworks 6 e o mais recente framework de aplicativos de código aberto Qt 6.

Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks 6 e Qt 6

Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks 6 e Qt 6
Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks 6 e Qt 6

Sim. KDE Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks e Qt 6. Enquanto o Projeto KDE também está trabalhando duro na série de ambiente de desktop Plasma 6, os usuários do Plasma Mobile ficarão felizes em saber que o repositório para os pacotes do Plasma Mobile já foi portado para o KDE Frameworks 6 e Qt 6.

Muitas melhorias foram adicionadas para a tela inicial, configurações rápidas, alternador de tarefas, notificações e aplicativos principais.

Mas durante essa portabilidade, muitas coisas foram reescritas e aprimoradas, incluindo o controle deslizante de brilho na gaveta de ação para uma interação mais suave do usuário, o alternador de tarefas, que agora é um efeito do KWin e pode ser aberto se não houver aplicativos em execução e a sobreposição de áudio para abrir muito mais rápido ao pressionar os botões de áudio do seu dispositivo.

A tela inicial também foi aprimorada para oferecer suporte à navegação pelo teclado na tela inicial do Halcyon (cuja direção da seta do espaço reservado foi invertida após o feedback do usuário) e no componente de pesquisa da tela inicial, e a animação agora é mais suave quando a tela é desbloqueada.

O Plasma Mobile também recebeu um novo processo de sistema que gerencia configurações específicas, suporte para ocultar a configuração rápida de rotação da tela quando a rotação da tela não está disponível no dispositivo, uma nova configuração rápida para gerenciar pontos de acesso de rede, bem como a capacidade de desativar e ativar configurações rápidas individuais de o aplicativo Configurações.

Além disso, o módulo de configurações do ponto de acesso foi transferido para componentes de design modernos e as decorações das janelas foram ativadas por padrão quando uma janela é movida para um monitor externo.

Vários aplicativos principais do Plasma Mobile foram atualizados com novos recursos e outras alterações.

Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks 6 e Qt 6
Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks 6 e Qt 6

Por exemplo, o aplicativo Plasma Dialer recebe notificações para chamadas perdidas, o cliente SMS da barra de espaço agora oferece suporte a proxies e o catálogo de endereços do Plasma Phonebook tem suporte para formulários móveis na página de adição de contato e detalhes de contato, bem como um novo design para a sobreposição botões de ação.

Muitos outros aplicativos também foram aprimorados, como o Arianna eBook Reader, que ganhou uma caixa de diálogo de configurações, o cliente Tokodon Mastodon, que agora oferece suporte a proxies e enquetes, o cliente NeoChat Matrix, que obtém edição de mensagens em linha e um novo comando para enviar um knock event to a room, e o cliente PlasmaTube do YouTube, que recebeu um reprodutor de mídia completamente renovado e miniaturas arredondadas.

Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks 6 e Qt 6
Plasma Mobile está sendo portado para KDE Frameworks 6 e Qt 6

A maioria dessas melhorias de aplicativos estará disponível no próximo mês como parte do pacote de software KDE Gear 23.04, enquanto outras chegarão ainda este ano com o lançamento do KDE Gear 23.08.

Para obter mais detalhes sobre os desenvolvimentos mais recentes do Plasma Mobile do KDE como parte do Plasma 6, confira esta postagem no blog do projeto.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.