KDE4 será removido do FreeBSD no final do ano de 2018

O mantendor do KDE-FreeBSD, Wrangler Adriaan de Groot anunciou que o KDE4 será removido do FreeBSD no final do ano de 2018. Confira os detalhes dessa mudança.


O KDE 4, ou KDE Software Compilation 4 (KDE SC 4) foi a única série de lançamentos chamada de KDE Software Compilation (KDE SC).

KDE4 será removido do FreeBSD no final do ano de 2018
KDE4 será removido do FreeBSD no final do ano de 2018

A primeira versão principal desta série (4) foi lançada em 11 de janeiro de 2008, e a última versão principal (4.14.3) foi lançada em 11 de novembro de 2014.

Depois do lançamento do KDE SC 4, a compilação foi dividida em bibliotecas de estruturas básicas, ambiente de desktop e aplicativos, que são designados como KDE Frameworks 5, KDE Plasma 5 e KDE Applications, respectivamente.

Apesar de já ter tanto tempo, esse software ainda é suportado do FreeBSD. Pelo menos, até agora.

KDE4 será removido do FreeBSD no final do ano de 2018

Com o KDE4 não tendo recebido uma versão upstream em anos e o antigo código KDE4 começando a quebrar sob compiladores C++, a equipe do KDE-FreeBSD anunciou um período de suspensão de quatro meses após o qual eles estarão removendo os ports KDE4 do sistema operacional.

No anúncio, eles disseram o seguinte:

“A equipe do KDE-FreeBSD se reuniu na Akademy este ano, e enquanto hackeia algumas outras coisas, nós também decidimos o que fazer com os ports do KDE4. Nós queríamos nos livrar deles por algum tempo, e há uma pressão crescente de manutenção neles: código escrito em 2003 não funciona bem com o C++ de 2018 (em particular o clang continua ficando mais exigente, o que é bom).”

Felizmente, já há vários meses, a área de trabalho do KDE Plasma 5 e as mais recentes Aplicações do KDE e KDE Frameworks estão em grande forma através dos ports do KDE.

Demorou um pouco para a área de trabalho do Plasma do KDE entrar em boa forma nos BSDs, e parece estar funcionando suavemente nos dias atuais.

Então, dado que existe um caminho de atualização viável (embora, verdade seja dita, você provavelmente tenha que reconfigurar o KMail e se acostumar com o Falkon), os mantenedores decidiram colocar um período de suspensão de quatro meses em todos os portas do KDE4.

Os mantenedores do FreeBSD desses pacotes mais antigos do KDE planejam abandonar os pacotes do KDE4 de sua árvore no dia 31 de dezembro de 2018.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.