Kernel 6.3 RC lançado com vários novos recursos e melhorias

E foi lançado o Kernel 6.3 RC1 com vários novos recursos e melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema.

O Kernel Linux é um núcleo monolítico de código aberto para sistemas operacionais tipo UNIX, sendo normalmente disponibilizado compilado na forma de distribuições Linux, e embarcados em diversos dispositivos como roteadores, pontos de acesso sem fio, PABXs, receptores de televisão, Smart TVs, DVRs, e dispositivos de armazenamento em rede.

Além disso, os sistemas operacionais Android para Tablets, Smartphones, e Smartwatches utilizam serviços providos pelo núcleo Linux para implementar as suas funcionalidades.

Agora, Linus Torvalds iniciou oficialmente o ciclo de desenvolvimento da próxima série de kernel Linux 6.3 marcando o primeiro marco do Release Candidate (RC) para testes públicos.

Novidade do Kernel 6.3 RC1

Kernel 6.3 RC lançado com vários novos recursos e melhorias
Kernel 6.3 RC lançado com vários novos recursos e melhorias

A janela de mesclagem de duas semanas para o kernel Linux 6.3 foi aberta automaticamente com o lançamento do Linux 6.2 e, agora, a primeira versão de desenvolvimento do Release Candidate (RC) está disponível para os primeiros usuários, mantenedores de distribuição e usuários de ponta que desejam obter uma vislumbrar o que está prestes a ser incluído na versão final.

Como esperado, o kernel Linux 6.3 apresentará vários novos recursos e melhorias, bem como drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.

Alguns destaques incluem mais código Rust, suporte inicial para os processadores Meteor Lake de 14ª geração da Intel, suporte inicial para a interface do controlador do Steam Deck, mais recursos interessantes para GPUs AMD RDNA3 e CPUs AMD Ryzen Zen 2 e suporte para Snapdragon 8 Gen 2 e outros Qualcomm mais recentes SoCs.

Haverá também algumas melhorias de áudio para HP EliteDesk 800 G6 Tower PC e estação de trabalho Dell Precision 3260, suporte aprimorado para o laptop HP Elitebook, suporte para o laptop de jogos HP OMEN 16-n0xxx, bem como vários RISC-V, MIPS, exFAT , PowerPC e melhorias AArch64 (ARM64).

Algumas outras mudanças interessantes no kernel Linux 6.3 incluem a remoção do suporte clássico do compilador Intel C/C++ (ICC), uma vez que não foi atualizado nos últimos 3 anos, a remoção de vários drivers DRM obsoletos e suporte aprimorado para NVIDIA BlueField DPUs .

Espera-se que a versão final do kernel 6.3 do Linux chegue às ruas no final de abril de 2023, em 23 ou 30 de abril, o que depende de quantos marcos do Release Candidate (RC) serão lançados até então.

Provavelmente estará disponível para usuários do Arch Linux e openSUSE Tumbleweed no início de maio de 2023.

Atenção! Lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale ou use em uma máquina de produção!

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.