kit Model 100 transforma um Raspberry Pi em um cyberdeck portátil

O kit Model 100 transforma um Raspberry Pi em um cyberdeck portátil e está sendo lançado em uma campanha de crowdfunding no Kickstarter.

Pequenos computadores de placa única como o Raspberry Pi são basicamente computadores de mesa minúsculos e de baixo consumo de energia.

Mas uma das vantagens de seu tamanho pequeno e baixo consumo de energia é que você pode encaixá-los em qualquer lugar e usá-los para serem os cérebros de todos os tipos de hardware.

Um dos exemplos mais recentes? O Kit para Computador Portátil Model 100.

kit Model 100 transforma um Raspberry Pi em um cyberdeck portátil

kit Model 100 transforma um Raspberry Pi em um cyberdeck portátil
kit Model 100 transforma um Raspberry Pi em um cyberdeck portátil

Model 100 é um kit de expansão que permite dar a um Raspberry Pi ou a outros computadores de placa única um teclado, monitor, alto-falantes e muitas portas de E/S. Também tem um design muito retro.

Depois de projetar o Model 100 e trazê-lo para o estágio de protótipo, o desenvolvedor deste projeto lançou uma campanha de crowdfunding no Kickstarter com o objetivo de enviar kits do Model 100 para patrocinadores em abril.

Aqui estão alguns recursos principais do kit:

  • Ecrã LCD IPS com ecrã táctil de 1920 x 480 (que está na moda entre os construtores Cyberdeck hoje em dia)
  • Teclado mecânico de 64 teclas com iluminação RGB por tecla
  • Alto-falantes estéreo de 5 W
  • Gabinete de alumínio com placa de montagem para computadores de placa única até o tamanho de uma placa Intel NUC 4 × 4

O case também tem 12 recortes para portas, permitindo a você conectar áudio, vídeo, USB, Ethernet, serial ou outras portas ao sistema, e bastante espaço interno para cabos adaptadores, se necessário.

Existem também acopladores de antena de alto ganho para melhor desempenho sem fio quando conectado a antenas externas, embora você precise fornecer suas próprias antenas.

Nas laterais da caixa há travas de alça que você pode usar para prender uma alça de guitarra e carregar o Model 100 como um instrumento musical… ou como algo que você prefere pendurar no ombro do que segurar na mão.

O kit vem em alguns modelos diferentes:

  • Model 100 Pro DIY kit por US $ 236 – forneça seu próprio PC, interruptores de chave e acopladores de porta
  • Model 100 Neo system por $ 394 – inclui um SBC compatível com Raspberry Pi, fonte de alimentação, cabos e keycaps
  • Model 100 Neo kit por US $ 354 – o mesmo que acima, mas sem o computador de placa única
  • Model 100 DLX por US $ 1099 – um modelo de luxo com um PC com processador AMD Ryzen, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento

Pronto! afirma que o Model 100 foi projetado para ser versátil e personalizável, além de um sistema que pode ser hackeado com aplicações em potencial para músicos, administradores de sistema, produtores de áudio e vídeo e radioamadores, dependendo do hardware que você adicionar ao sistema.

Embora você deva ser capaz de usar uma variedade de sistemas operacionais diferentes com o Model 100, também há uma distribuição Ready! OS Linux baseada no Debian que estará disponível e que deve suportar a resolução de tela incomum, entre outras coisas.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.