Kodi 19.4 lançado com alguns novos recursos, e alguns problemas

O projeto Kodi lançou o Kodi 19.4 com alguns novos recursos, e alguns problemas. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Kodi é um incrível media center que pode ser usado para reproduzir quase todos os formatos populares de áudio e vídeo.

Com o Media Center Kodi você utiliza a mídia como ela está, pois ele pode reproduzir CDs e DVDs diretamente do arquivo de disco ou de uma imagem, e suporta quase todos os formatos populares de arquivo do seu disco rígido, ele pode até mesmo reproduzir arquivos dentro de arquivos ZIP e RAR.

Agora, o Kodi 19.4 Matrix foi oficialmente lançado.

Novidades do Kodi 19.4

Kodi 19.4 lançado com alguns novos recursos, e alguns problemas
Kodi 19.4 lançado com alguns novos recursos, e alguns problemas

Recentemente, os desenvolvedores de um sistema operacional baseado em Linux deram o salto do Python 3.9 para o Python 3.10, alertando que era um grande salto e que algumas coisas ruins poderiam acontecer.

Se essa possibilidade existe da v3.9 para a v3.10, ambas parte da v3.x, imagine o que pode acontecer ao atualizar do Python 2.x para o Python 3.x.

A atualização não é ruim, é feita para melhor, mas se os desenvolvedores não acompanharem, a mudança pode ser dramática, algo que notamos especialmente em um media center que lançou o Kodi 19.4 algumas horas atrás.

Muitos addons Kodi são conhecidos por falhar. O engraçado é que eles funcionaram até a v19.2, e tudo começou a “travar” na v19.3.

Portanto, alguns de nós esperavam que tudo voltasse ao normal com um Kodi 19.4 com o qual o projeto felicitou o novo ano, já que é o primeiro lançamento de 2022.

Estuary corrigiu o menu de contexto na tela principal quando há mais de 10 itens no menu e a barra de pesquisa não desaparece após 5s ao usar algum aplicativo para controlar o Kodi remotamente.

Infelizmente, isso não é algo que foi corrigido no Kodi 19.4, mas porque não é problema seu. Cabe aos desenvolvedores do plugin fazê-lo funcionar sem deixar vestígios do Python 2.x.

É algo que também vimos em alguns plugins do GIMP: eles foram desenvolvidos com base em Python 2.xe pararam de funcionar. É problema do GIMP?

Não, é um problema com desenvolvedores que não adaptaram seus softwares para novas tecnologias. De fato, no Kodi 19.4 existem alguns addons que funcionam perfeitamente, mas outros simplesmente não mostram nada.

É uma pena, mas é o que está acontecendo agora. Não devemos nos desesperar demais e ser pacientes, e até mesmo agradecer-lhes pelo seu trabalho. Mas em 19.4 ainda não podemos desfrutar de suas criações.

Dito isso, essas são as novidades do Kodi 19.4:

  • Na entrada (Input), alguns problemas com os teclados chinês e inglês foram corrigidos.
  • Música: Corrigida a exportação para NFO da discografia do artista.
  • No PVB existe um novo método de ordenação das gravações por temporadas e episódios; corrigiu uma falha ao navegar em um guia vazio; e corrigiu que a exclusão ou ocultação do grupo de um canal não estava funcionando corretamente.
  • Na interface do usuário, eles corrigiram quaisquer favoritos para uma fonte de mídia restrita ou bloqueada, que agora está oculta; corrigimos o status do título e visualizamos em um ISO Blu-Ray, que agora é exibido corretamente; e foi corrigido quando um idioma incorreto era identificado por um nome de legenda.
  • Vídeo: O silenciamento EDL funciona e a visualização de legendas ASS funciona bem.
  • Android: ajustou o buffer de áudio e corrigiu vários problemas com gagueira/abandono TrueHD.
  • Linux: Corrigido a reprodução automática de DVDs.
  • A posição do cursor em tela cheia foi corrigida no macOS.
  • Windows: Correção de cintilação ao entrelaçar SD H.264 em GPUs AMD e travamento inesperado devido a configurações de rede.
  • Xbox: Nova passagem de áudio por WASAPI e bug de permissões corrigido que impedia a instalação de plugins Python.

Para saber mais sobre o Kodi 19.4, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Kodi

O software será incluído em breve nas próximas versões das distribuições CoreELEC ou LibreELEC, mas se você não pode esperar até que essas novas versões estejam disponíveis, você pode baixar e instalar o Kodi 19 dos repositórios da sua distro, enquanto isso, você pode baixar este lançamento para sua plataforma favorita, incluindo Linux, Raspberry Pi, Android, Windows/Xbox, iOS, tvOS e macOS, a partir do site oficial.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Kodi nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o media center Kodi no Linux via Snap sem complicações
Como instalar o media center Kodi no Linux via Flatpak
Como instalar a versão mais recente do Media Center Kodi no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.