Krita 5.1 lançado com suporte completo para WebP e JPEG-XL

E foi lançado o Krita 5.1 com suporte completo para WebP e JPEG-XL, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Krita é um software de manipulação de imagens e também é uma ótima solução para a criação de arquivos de pintura digital a partir do zero ou edição de imagens existentes. O programa é um software livre, licenciado sob a GNU Public License, versão 2 ou posterior.

Ele é um estúdio de pintura digital completo e completo para artistas que querem criar trabalho profissional do início ao fim.

O aplicativo é usado por artistas de quadrinhos, ilustradores, artistas conceituais, pintores e pela indústria digital.

O Krita possui uma interface amigável e personalizável, onde você você pode escolher a cor do tema, que barras de ferramentas e janelas de encaixe que você deseja usar, e editar os atalhos de teclado.

O programa está disponível para Linux e Windows e suporta muito bem a maioria dos tablets gráficos.

Agora, a Krita Foundation lançou hoje o Krita 5.1 como a primeira grande atualização para o software de pintura digital gratuito, de código aberto e multiplataforma desde o Krita 5.0.

Novidades do Krita 5.1

Krita 5.1 lançado com suporte completo para WebP e JPEG-XL
Krita 5.1 lançado com suporte completo para WebP e JPEG-XL

O Krita 5.1 chega quase oito meses após o Krita 5.0 e apresenta muitas mudanças interessantes e úteis, começando com o suporte inicial para o formato de arquivo JPEG-XL, que é uma versão atualizada do formato de arquivo de imagem JPEG clássico projetado para trazer amplas gamas de cores e Suporte HDR para a Web.

Segundo os desenvolvedores:

“Ainda não habilitamos salvar e carregar os espaços de cores HDR para JPEG-XL, mas o que temos é salvar e carregar animações, tornando o JPEG-XL o primeiro formato de arquivo que não requer FFmpeg para permitir a exportação de animações.”

Além do suporte JPEG-XL, o Krita 5.1 traz suporte completo para o formato de imagem WebP, suporte para TIFFs em camadas do Photoshop (PSD), suporte para camadas de preenchimento PSD e rótulos coloridos, suporte para formatos de imagem OpenExr 2.3 e 3+, suporte para ASE e paletas de cores ACB, bem como recuperação aprimorada de dados de imagem da área de transferência.

Além disso, o Krita 5.1 apresenta a capacidade de mais operações para lidar com várias camadas selecionadas, estende as ferramentas de preenchimento com preenchimento contínuo, adiciona uma nova ferramenta “Anexar e Preencher” e adiciona suporte para configurar controles de toque como “Tocar para Desfazer” nas configurações de entrada da tela.

Ele também melhora o sistema de animação, adiciona suporte para controlar o recuo das camadas quando em um grupo, adiciona suporte para pintura em máscaras de seleção com modos de mesclagem, adiciona suporte para perfis YCbCr, traz muitas melhorias para pincéis e corrige centenas de bugs.

Há também inúmeras melhorias de usabilidade, incluindo uma nova opção Zoom-to-fit (com margens), configuração adicional para a paleta pop-up, um atalho de seletor de duas cores, bem como a capacidade de alternar entre níveis de zoom predefinidos para suavizar ampliação.

Para dispositivos Android, o Krita 5.1 traz suporte OCIO e um novo pipeline de GPU para a plataforma VFX CY2021.

Também há boas notícias para os proprietários de dispositivos RISC-V, pois o Krita agora permite a compilação com suporte a RISC-V.

Para mais detalhes, verifique a página de anúncio de lançamento.

Como instalar o Krita no Linux

Para instalar o Krita no Linux, use um dos procedimentos abaixo:
Como instalar o app de desenho e pintura Krita no Linux
Como instalar o incrível Krita no Linux no Linux via Snap

Claro, você também deve ser capaz de instalar o Krita a partir dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição nos próximos dias.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.