Lançada a primeira versão do driver gráfico NVIDIA de código aberto

Anunciada recentemente e aguardada por muitos, foi lançada a primeira versão do driver gráfico NVIDIA de código aberto.

A NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce (entre outras).

A empresa também é uma das poucas que produz drivers para Linux, mas apenas uma versão proprietária.

Mas, recentemente, a NVIDIA anunciou que começou a publicar seus módulos de kernel de GPU para sistemas Linux como código aberto no GitHub como o primeiro a fornecer à comunidade um driver gráfico NVIDIA aberto.

E, agora a NVIDIA lançou o driver gráfico NVIDIA 515.48.07 para sistemas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris como a primeira versão estável da série 515 que traz módulos de kernel de código aberto.

Lançada a primeira versão do driver gráfico NVIDIA de código aberto

Lançada a primeira versão do driver gráfico NVIDIA de código aberto
Lançada a primeira versão do driver gráfico NVIDIA de código aberto

Conforme anunciado no início deste mês, a NVIDIA 515.48.07 é a primeira versão estável do driver gráfico da NVIDIA para sistemas UNIX a oferecer o código-fonte para uma variante dos módulos do kernel NVIDIA Linux.

O código-fonte está disponível aqui para tinkerers e tem uma licença dupla como MIT/GPLv2.

A nova versão também traz várias melhorias, como suporte para as extensões VK_EXT_external_memory_dma_buf e VK_EXT_image_drm_format_modifier Vulkan, que exige o carregamento do módulo do kernel nvidia-drm com configuração de modo DRM KMS habilitada, desempenho aprimorado dos aplicativos GLX e Vulkan executados no Gamescope, bem como como relatório de falha de criação de swapchain aprimorado do Vulkan.

Como você esperado, o código aberto da NVIDIA de seus módulos de kernel de GPU Linux abrirá as portas para novas contribuições da comunidade Linux para tornar o driver gráfico NVIDIA utilizável em mais sistemas e fornecer aos usuários uma experiência de usuário pronta para uso, com Canonical, Red Hat e SUSE como as primeiras empresas de código aberto a empacotar os novos módulos de kernel de GPU de código aberto para suas distribuições Ubuntu, Red Hat Enterprise Linux e SUSE Linux Enterprise.

Como instalar

Para instalar e testar essa primeira versão do driver gráfico NVIDIA de código aberto, siga as instruções da página do software no GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.