Lançados os primeiros executáveis ​​do Unreal Engine para Linux

O Unreal Engine suporta oficialmente o Linux há anos, mas só agora foram lançados os primeiros executáveis ​​do Unreal Engine para Linux.

A Epic Games é a produtora do motor de jogos Unreal e não é a empresa que melhor trata o Linux, situação que se agrava se vemos a posição cínica da empresa em relação ao sistema e que é a comunidade que está cobrindo muitas de suas deficiências.

No entanto, de tempos em tempos ele dá um passo na direção certa, como o lançamento dos executáveis ​​do Unreal Engine para Linux.

Lançados os primeiros executáveis ​​do Unreal Engine para Linux

Lançados os primeiros executáveis ​​do Unreal Engine para Linux
Lançados os primeiros executáveis ​​do Unreal Engine para Linux

No entanto, o Unreal Engine suporta oficialmente o Linux há anos e, ao contrário do macOS e do Windows, sua instalação no sistema de código aberto teve que ser feita por meio de um processo de compilação tortuoso.

Obviamente, com todo o tempo desde então, esse tutorial agora está obsoleto, mas até recentemente era a única maneira de executar o Unreal Engine no Linux.

Ter alguns binários compilados do Unreal Engine em mãos para Linux traz o suporte um pouco mais próximo do que os usuários do Windows e do macOS sempre tiveram, nunca tendo a necessidade de passar pelo processo de compilação.

O código-fonte está disponível sob uma licença proprietária e pode ser conveniente em alguns casos específicos compilá-lo mesmo em sistemas proprietários, mas não ter binários compilados para simplesmente baixar e usar é uma grande barreira que coloca o Linux em clara desvantagem em relação aos seus concorrentes.

A versão compilada do Unreal Engine para Linux pode ser obtida neste endereço.

Para iniciar o processo de download, você deve ter uma conta Epic Games, que pode ser criada diretamente ou de outra conta do Facebook, Google, Xbox Live, PlayStation Network, Nintendo, Steam ou Apple.

Se for a primeira vez que o download é feito, o usuário terá que aceitar os termos de uso para iniciá-lo.

O Unreal Engine está dentro de um arquivo ZIP que ocupa mais de 20 GB, que uma vez descompactado se torna um diretório que ocupa mais de 56 GB no disco.

Depois de descompactar o arquivo ZIP, processo que pode demorar muito se não se tiver um computador potente, é possível iniciar o editor executando o seguinte comando ou seguindo o caminho indicado com o explorador de arquivos a partir do local onde encontrar o diretório com o Unreal Engine descompactado (5.0.3 corresponde à versão, então essa parte mudará em breve):
./Linux_Unreal_Engine_5.0.3/Engine/Binaries/Linux/UnrealEditor

Este servidor não sabe usar o Unreal Engine, então não posso dizer se a versão compilada para Linux realmente funciona bem ou não, mas pelo menos conseguiu iniciar o editor no Fedora 36 Silverblue, embora no nível de requisitos Ubuntu é recomendado.
imagem
E até agora a novidade do Unreal Engine para Linux, que pelo menos agora pode ser iniciado sem precisar mexer nas dependências até que seja compilado em um processo que, em geral, costuma ser mais complicado de realizar fora do Ubuntu devido ao falta de documentação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.