Laptops Lenovo ThinkPad P estão disponíveis com o Ubuntu

Está cada dia mais fácil comprar computadores com Linux, e agora, os laptops Lenovo ThinkPad P estão disponíveis com o Ubuntu. Confira os detalhes dessa novidade.

A Dell pode ser o fornecedor de notebooks Linux mais conhecido no momento, mas a Lenovo está querendo aproveitar o mercado de máquinas com Linux pré-instalado.

Laptops Lenovo ThinkPad P estão disponíveis com o Ubuntu

Para isso, todos os laptops da série ThinkPad P atualizados da Lenovo estarão disponíveis para compra com o Ubuntu 18.04 LTS pré-instalado quando forem colocados à venda nos Estados Unidos, no final deste mês.

Laptops Lenovo ThinkPad P estão disponíveis com o Ubuntu
Laptops Lenovo ThinkPad P estão disponíveis com o Ubuntu

Estranhamente, a Lenovo não menciona a disponibilidade do Linux em seu comunicado à imprensa apresentando os novos laptops da série ThinkPad P, mas os usuários de Linux observaram a opção adicional de SO ao investigar as “especificações técnicas” do laptop no site da Lenovo.

A empresa diz que seu portfólio atualizado da série P foi…

“… foi projetado para atender às necessidades de energia e portabilidade em constante mudança de profissionais modernos nos setores – tanto no escritório quanto fora dele, sem sacrificar o nosso lendário know-how de engenharia, confiabilidade e segurança.”


As páginas do site da Lenovo para todos os laptops ThinkPad da série P atualizados listam o Ubuntu 18.04 LTS como uma opção de sistema operacional ao lado do Windows 10 Home, Windows 10 Pro e Windows Pro for Workstation (exigindo um processador Intel Xeon).

Isso significa que a linha Linux inclui o novo Lenovo ThinkPad P1 (2ª geração). Esta estação de trabalho atualizada de 15 polegadas pode ser configurada com uma tela 4K de alta resolução, uma opção do processador Intel Xeon E-2276M ou da 9ª geração da série Intel Core (incluindo i9), com até 64 GB de RAM. Ele vem com gráficos NVIDIA Quadro.

Juntando-se à festa dos pingüins estão os ThinkPads P53, P53s, P43s da Lenovo e o ThinkPad P73 de 17 polegadas.

Todos igualmente configuráveis, todos disponíveis para compra com o Ubuntu 18.04 LTS pré-instalado.

Eles também são ‘certificados’ para o Red Hat Linux também.

Nem tudo são flores: ThinkPad é caro

É provável que você esteja animado com a perspectiva de mais laptops Linux, especialmente de um fornecedor tão conhecido quanto a Lenovo, mas não se entusiasme tanto.

Os preços para a atualização Lenovo ThinkPad P series laptops são … Bem, bastante alto. O modelo mais barato começa em U$$ 1.499.

Surpreso? Você não deveria estar. Estas são estações de trabalho poderosas e profissionais. Eles são voltadas para engenheiros e desenvolvedores, pessoas que precisam de desempenho acima de tudo.

Felizmente, com essa iniciativa, muitos novos modelos estão a caminho. Então, acessível ou não, é incrível ver a Lenovo oferecendo Linux.

O envio de Linux em máquinas premium de alta qualidade como essas é indicativo de uma coisa: demanda.

A Lenovo deve estar ouvindo de clientes, de empresas e de desenvolvedores que querem que o Linux esteja disponível para uso imediato.

Optar pelo Linux nessas máquinas não economiza dinheiro – a infame economia de “Taxa do Windows” raramente se aplica às instalações OEM – mas economiza tempo; ninguém tem que se preocupar em instalar o Ubuntu manualmente nessas versões.

Para finalizar, a Lenovo está usando o LVFS para distribuir (algumas) atualizações de firmware para laptops ThinkPad rodando Linux.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.