Lenovo continua melhorando seu suporte ao Linux até os sensores de hardware

E a Lenovo continua melhorando seu suporte ao Linux até os sensores de hardware. Confira o que a empresa tem feito ultimamente.

Um dos grandes marcos do hardware Linux de 2020 foi a Lenovo começando a oferecer pré-carregamentos de Linux em seus desktops/laptops com Fedora e Ubuntu.

Mas tem sido ótimo não apenas por ter outro grande OEM oferecendo pré-carregamentos do Linux, mas porque eles também estão se envolvendo diretamente nas melhorias de suporte do Linux por meio de seus engenheiros e parceiros como a Red Hat.

Esse trabalho de suporte upstream continuou bem.

Lenovo continua melhorando seu suporte ao Linux até os sensores de hardware

Lenovo continua melhorando seu suporte ao Linux até os sensores de hardware
Lenovo continua melhorando seu suporte ao Linux até os sensores de hardware

Desde que a Lenovo começou a oferecer pré-carregamentos Linux, seus próprios engenheiros e parceiros Linux trabalharam nas melhorias de suporte de hardware da Lenovo, incluindo suporte a sensores de palm, suporte de perfil de plataforma ACPI e várias outras melhorias para beneficiar seus dispositivos no Linux.

Além de itens caros, como mencionado acima, também é gratificante ver os engenheiros da Lenovo envolvidos nas melhorias do Linux em áreas menores, como cobertura de sensores.

Acertar o código HWMON antes do kernel 5.13 é uma adição bastante trivial para adicionar o NCT6686D ASIC à lista de hardware suportado pelo driver Nuvoton NCT6683.

A adição do NCT6683 veio de um engenheiro da Lenovo e, embora uma pequena adição, é bom ver a Lenovo trabalhando em seu suporte ao Linux para garantir que os sensores de hardware funcionem em seus dispositivos.

O chip NCT6686D, por sua vez, é usado pelo menos por seu Lenovo P620 ThinkStation, equipado com AMD Ryzen Threadripper.

Certo, a Dell também está envolvida em melhorias no suporte upstream do Linux há anos, mas é bom ver outro nível um se envolvendo diretamente nas melhorias do Linux, não apenas para os recursos mais importantes, mas também para itens mais finos, como ver o suporte de sensores da placa-mãe funcionando – especialmente com suporte a sensor de placa-mãe de desktop sendo notoriamente pobre no Linux.

Lenovo ou não, este patch enfileirado também deve beneficiar qualquer outra placa-mãe que dependa do Nuvoton NCT6686D.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.