Lenovo Tab P12 com Matte Display, um tablet feito para leitores

Apesar de ainda não ter sido lançado, os vazamentos indicam que o Lenovo Tab P12 com Matte Display pode ser um tablet feito para leitores.

A maioria dos tablets modernos possui telas sensíveis ao toque brilhantes que respondem bem ao toque e geralmente ficam bem em ambientes internos.

Mas leve-os para fora ou coloque-os sob uma lâmpada forte e eles têm o hábito de se transformar em espelhos, a menos que você aumente o brilho ao máximo (supondo que eles tenham telas que podem ficar brilhantes o suficiente para uso externo).

Mas algumas empresas estão começando a transformar telas foscas em tablets.

A TCL foi pioneira neste espaço com sua linha NXTPAPER de smartphones e tablets. E agora parece que a Lenovo pode ter sua própria versão na forma do próximo Lenovo Tab P12 com Matte Display.

Lenovo Tab P12 com Matte Display, um tablet feito para leitores

Lenovo Tab P12 com Matte Display, um tablet feito para leitores
Lenovo Tab P12 com Matte Display, um tablet feito para leitores

A Lenovo ainda não anunciou oficialmente o novo tablet, mas o Windows Latest publicou algumas especificações e fotos que vazaram no início deste mês, e agora o MySmartPrice localizou uma lista do Lenovo Tab P12 com Matte Display no Google Play Console, confirmando efetivamente que este é um verdadeiro tablet que provavelmente chegará às ruas em breve.

Como o nome sugere, o tablet da Lenovo com tela fosca compartilha muito de seu DNA com o Lenovo Tab P12 de gama média, lançado no ano passado.

A principal diferença é que a versão original possui uma tela brilhante, enquanto a nova versão possui uma tela fosca que refletirá menos brilho e oferecerá uma experiência de visualização um pouco mais semelhante à do papel, o que poderia proporcionar uma leitura mais confortável de e-books, documentos, web páginas ou outro conteúdo.

Tenha em mente que não estamos falando de uma exibição real de ePaper aqui. Ainda é uma tela LCD. Ele apenas tem um acabamento fosco em vez de brilhante.

Isso significa que você ainda terá uma taxa de atualização de 60 Hz e uma tela colorida, para que possa usar o tablet para assistir vídeos, jogar ou fazer outras coisas que podem ser difíceis de realizar em dispositivos com telas E Ink.

Mas você também pode esperar a duração da bateria medida em horas, em vez de semanas, e uma visibilidade externa que talvez seja melhor do que a obtida com uma tela brilhante, mas não necessariamente tão boa quanto uma tela E Ink (que pode realmente parecer melhor sob luz solar direta do que isso acontece dentro de casa).

Assim como o Lenovo Tab P12 padrão, espera-se que o novo modelo Matte Display apresente uma tela de 12,7 polegadas, 2944 x 1840 pixels, um processador MediaTek Dimensity 7050, 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, um leitor de cartão microSD com suporte para até 1 TB de armazenamento removível, uma câmera frontal de 13 MP e uma câmera traseira de 8 MP.

Espera-se que seja fornecido com Android 13, mas a Lenovo oferecerá pelo menos duas atualizações importantes de sistema operacional e quatro anos de atualizações de segurança.

Outros recursos incluem alto-falantes quádruplos, bateria de 10.200 mAh, suporte para carregamento rápido de 30 W, suporte para WiFi 6 e Bluetooth 5.1, uma porta USB 2.0 Tipo C para carregamento e dados e um conjunto de pinos pogo que podem ser usados para conectar um opcional teclado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.