LG Gram Fold, um tablet com tela dobrável que vira laptop

Conheça o LG Gram Fold, um tablet com tela dobrável que vira laptop. Confira os detalhes e especificações desse dispositivo.

A LG é a mais recente empresa a apostar no anel híbrido dobrável para laptop/tablet.

O novo LG Gram 17 Fold da empresa tem uma tela de 17 polegadas e 2560 x 1920 pixels que pode ser dobrada no centro, permitindo que você use o computador como um notebook com duas telas de 12,3 polegadas e 1920 x 1280 pixels (uma na parte superior e um segundo na parte inferior.

LG Gram Fold, um tablet com tela dobrável que vira laptop

LG Gram Fold, um tablet com tela dobrável que vira laptop
LG Gram Fold, um tablet com tela dobrável que vira laptop

Como computadores semelhantes da Lenovo, Asus e HP, o LG Gram Fold também vem com um teclado removível para quem prefere teclas físicas.

O LG Gram Fold também tem outra coisa em comum com os outros PCs híbridos: é caro. Ele estará à venda na Coreia do Sul no próximo mês por cerca de US$ 3.725.

Não há informações sobre se ou quando o LG Gram Fold estará disponível fora da Coreia do Sul, mas a empresa emitiu um comunicado de imprensa global observando que o painel OLED dobrável de 17 polegadas que exibiu no início deste ano já entrou em produção em massa.

Isso sugere que mesmo que o laptop dobrável da LG não seja vendido em todo o mundo tão cedo, os laptops com a nova tela da empresa poderão ser.

Quanto ao LG Gram Fold, ele realmente se parece muito com outros dispositivos neste espaço, mas se destaca em alguns aspectos. Pesando 1,25 kg (cerca de 2,76 libras), é um dos dobráveis mais leves com tela de 17 polegadas até o momento.

Porém, com 378,2 x 280 x 9,4 mm (14,9″ x 11″ x 0,4″) quando desdobrado, não é o mais fino. Essa honra iria para o HP Spectre Dobrável, que tem apenas 8,5 mm de espessura quando desdobrado.

LG Gram Fold, um tablet com tela dobrável que vira laptop
LG Gram Fold, um tablet com tela dobrável que vira laptop

O LG Gram Fold também é o dobrável de 17 polegadas anunciado com um processador Intel de 13ª geração baseado na arquitetura Raptor Lake.

Ele é alimentado por um chip Intel Core i5-1335U, que é um processador de 15 watts, 10 núcleos e 12 threads com 2 núcleos de desempenho, 8 núcleos de eficiência e gráficos integrados Intel Iris Xe.

Embora esse não seja o chip mais poderoso da linha Raptor Lake da Intel, ele deve oferecer melhor desempenho do que os chips de baixo consumo usados ​​em outros dobráveis que vimos.

E dado o que vimos de outros dispositivos com este formato, é provável que um processador de baixo consumo de energia seja mais adequado para dobráveis, visto que a grande tela OLED provavelmente consumiria bastante energia e que um chip de maior desempenho provavelmente esgotaria a bateria de 72 Wh do computador em pouco tempo.

LG Gram Fold, um tablet com tela dobrável que vira laptop
LG Gram Fold, um tablet com tela dobrável que vira laptop

Outros recursos incluem 16 GB de memória LPDDR5 de 6.000 MHz e um SSD PCIe Gen 4 NVMe de 512 GB.

A memória é soldada à placa-mãe e não pode ser atualizada pelo usuário, mas o SSD ocupa um slot M.2, portanto deveria teoricamente ser substituível (se você quiser arriscar abrir um PC dobrável.

O computador possui uma câmera IR 1080p com suporte para reconhecimento facial e vem com um adaptador de energia de 65 watts.

Há um conjunto limitado de portas, incluindo uma porta Thunderbolt 4 e uma porta USB 3.2 Gen 2×1 Type-C.

O computador possui três alto-falantes de 1,5 watts com suporte para áudio Dolby Atmos. Por que três? Porque o sistema detecta a orientação da tela para poder usar dois alto-falantes para fornecer som estéreo, independentemente da posição da tela.

O LG Gram Fold possui placa wireless Intel AX211 com suporte para WiFi 6E e Bluetooth 5.1, e vem com teclado Bluetooth e uma capa que serve de suporte. Uma caneta digital opcional é vendida separadamente.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.