Libadwaita 1.3 lançado com melhorias em abas, banners, e mais

E foi lançada a Libadwaita 1.3 lançado com melhorias em abas, banners, e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

Libadwaita é uma biblioteca GTK 4 que complementa o GTK implementando as Diretrizes de Interface Humana do GNOME (HIG). Ou em outras palavras, Libadwaita separa GNOME e GTK.

É o sucessor do Libhandy, que desempenhou um papel fundamental na formação da linguagem visual e da experiência do usuário dos aplicativos GNOME até o GNOME 40.

Também vale a pena mencionar que o código da biblioteca é escrito em linguagem C e é distribuído sob a licença LGPL 2.1+.

A biblioteca inclui widgets e objetos prontos para uso para a criação de aplicativos em conformidade com o estilo geral do GNOME, cuja interface pode ser adaptada de forma responsiva a qualquer tamanho de tela.

A biblioteca libadwaita é usada em conjunto com o GTK4 e inclui componentes do skin Adwaita usados ​​no GNOME que foram movidos do GTK para uma biblioteca separada.

Mover as imagens do GNOME para uma biblioteca separada permite que as alterações necessárias para o GNOME sejam desenvolvidas separadamente do GTK, permitindo que os desenvolvedores do GTK se concentrem no básico e os desenvolvedores do GNOME impulsionem suas próprias alterações de estilo com mais rapidez e flexibilidade sem afetar o GTK.

A biblioteca inclui widgets padrão que abrangem vários elementos da interface, como listas, painéis, blocos de edição, botões, guias, formulários de pesquisa, caixas de diálogo, etc.

Os widgets propostos permitem criar interfaces universais que funcionam perfeitamente tanto em telas grandes de PCs e laptops quanto em pequenas telas sensíveis ao toque de smartphones.

A interface do aplicativo muda dinamicamente com base no tamanho da tela e nos dispositivos de entrada disponíveis. A biblioteca também inclui um conjunto de estilos Adwaita que trazem a aparência das diretrizes do GNOME sem a necessidade de personalização manual.

Agora, o Projeto GNOME anunciou recentemente o lançamento da biblioteca Libadwaita 1.3.

Novidades da Libadwaita 1.3

Libadwaita 1.3 lançado com melhorias em abas, banners, e mais
Libadwaita 1.3 lançado com melhorias em abas, banners, e mais

Libadwaita 1.3 inclui um conjunto de componentes para projetar a interface do usuário compatível com o GNOME HIG (Human Interface Guidelines).

A biblioteca inclui widgets e objetos prontos para uso para a criação de aplicativos em conformidade com o estilo geral do GNOME, cuja interface pode ser adaptada de forma responsiva a qualquer tamanho de tela.

Nesta nova versão do Libadwaita 1.3, foi implementado o widget AdwBanner, que pode ser usado no lugar do widget GTK GtkInfoBar para exibir janelas de banner contendo um título e um botão opcional. O conteúdo do widget é transformado com base no tamanho e a animação pode ser aplicada ao mostrar e ocultar.

Além disso, vale ressaltar também que foi adicionado o widget AdwTabOverview, projetado para uma visão geral das guias ou páginas exibidas usando a classe AdwTabView. O novo widget pode ser usado para organizar a navegação por guias em dispositivos móveis sem criar sua própria implementação de switcher.

Por padrão, a guia selecionada tem uma miniatura ativa e outras miniaturas são estáticas, mas os aplicativos podem optar por usar miniaturas dinâmicas para páginas específicas. Eles também podem controlar o alinhamento das miniaturas caso sejam cortadas.

Além disso, é mencionado que um widget AdwTabButton foi adicionado para exibir botões com informações sobre o número de guias abertas no AdwTabView que podem ser usadas em um dispositivo móvel para abrir o modo de navegação de guias.

Além disso, os widgets AdwViewStack, AdwTabView e AdwEntryRow agora oferecem suporte a ferramentas de acessibilidade, além de uma propriedade adicionada à classe AdwAnimation para substituir a desativação de animações nas configurações do sistema.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • A classe AdwActionRow agora tem a capacidade de selecionar legendas.
  • As propriedades das linhas de título e das linhas de legenda foram adicionadas à classe AdwExpanderRow.
  • O método grab_focus_without_selecting() foi adicionado à classe AdwEntryRow, por analogia com GtkEntry.
  • O método async choose() foi adicionado à classe AdwMessageDialog, semelhante a GtkAlertDialog .
  • Adicionadas chamadas de API de arrastar e soltar à classe AdwTabBar.
  • Como o GTK agora permite alterar a filtragem de textura, o AdwAvatar dimensiona corretamente as imagens personalizadas, para que não apareçam pixeladas quando reduzidas ou borradas quando ampliadas.
  • Adicionada a capacidade de usar estilo escuro e modo de alto contraste ao trabalhar na plataforma Windows.
  • Os itens selecionados da lista e da grade agora são destacados com a cor usada para destacar os itens ativos (acento).

Para saber mais sobre essa versão do GNOME Libadwaita 1.3, acesse a nota de lançamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.