LibreCAD 2.2 lançado com QT5, redesenho, e muito mais

E foi lançado o LibreCAD 2.2 com QT5, redesenho, e muito mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

LibreCAD é um aplicativo 2D Computer Aided Design (CAD) para criar planos e projetos em seu computador. Ele é uma aplicação CAD 2D totalmente abrangente, que você pode baixar e instalar gratuitamente.

O LibreCAD foi desenvolvido a partir de um fork do QCad Community Edition. O desenvolvimento do LibreCAD é baseado em bibliotecas Qt5 e pode ser executado em várias plataformas de forma idêntica.

Ele pode ser usado para fazer representações 2D precisas de plantas baixas, projetos de peças e praticamente qualquer coisa que possa ser representada como uma planta plana 2D.

Agora, após seis anos de desenvolvimento, foi anunciado o lançamento da nova versão do popular sistema CAD, o LibreCAD 2.2.

Novidades do LibreCAD 2.2

LibreCAD 2.2 lançado com QT5, redesenho, e muito mais
LibreCAD 2.2 lançado com QT5, redesenho, e muito mais

LibreCAD 2.2 vem com muitas mudanças internas e das quais uma das novidades mais marcantes é a mudança de QT 4 para QT 5. Em a elaboração desta nova versão, cerca de 4800 confirmações foram feitas desde a última versão estável 2.1.3.

Nesta nova versão do LibreCAD 2.2, como mencionado acima, o suporte para a biblioteca Qt4 foi descontinuado, a interface foi totalmente traduzida para Qt 5 (Qt 5.2.1+).

Outra das mudanças que se destacam na nova versão é que o mecanismo de desfazer/refazer foi completamente redesenhado, assim como a interface foi melhorada para visualização antes da impressão, configurações adicionadas para o título do documento e controle de largura de linha.

Além disso, também podemos encontrar no LibreCAD 2.2 que foi adicionada a capacidade de selecionar várias áreas ao mesmo tempo e realizar operações em lote com listas de blocos e camadas.

Na biblioteca libdxfrw desenvolvida pelo projeto, o suporte para o formato DWG foi aprimorado, o desempenho ao deslocar e aplicar zoom em arquivos grandes foi otimizado.

Também são destacados os recursos aprimorados da interface de linha de comando relacionados ao processamento de comandos multilinha, bem como à gravação e abertura de arquivos com comandos.

Por outro lado, é mencionado que foram corrigidos erros acumulados, alguns dos quais causaram um crash, além de adicionar suporte para novas versões do compilador.

Finalmente, podemos também destacar que é mencionado que no ramo de desenvolvimento paralelo do LibreCAD 3, está sendo feito um trabalho para mudar para uma arquitetura modular, na qual a interface é separada do motor CAD base, o que permite criar interfaces baseadas em diferentes kits de ferramentas, sem estar vinculado ao Qt, além da adição de uma API para desenvolver plugins e widgets na linguagem Lua.

Para saber mais sobre essa versão do LibreCAD, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o LibreCAD

Para instalar a versão mais recente do LibreCAD nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o LibreCad no Linux via Flatpak
CAD gratuito: veja como instalar o LibreCad no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.