LibreELEC 11 lançado com Kodi 20 e suporte para GPUs NVIDIA

E foi lançado o LibreELEC 11 com Kodi 20, suporte para GPUs NVIDIA, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O LibreELEC é definido como “apenas o suficiente” para executar o centro de mídia Kodi. O LibreELEC é uma distribuição Linux criada para executar o Kodi em hardware atual e popular.

Esse projeto é uma evolução do projeto OpenELEC. O software LibreELEC será familiar para os usuários do OpenELEC. A distribuição é executada em computadores desktop x86, dispositivos Raspberry Pi e computadores ODroid e WeTek.

Agora, a distribuição LibreELEC 11 está disponível para download com base na última série de centro de mídia de código aberto Kodi.

Novidades do LibreELEC 11

LibreELEC 11 lançado com Kodi 20 e suporte para GPUs NVIDIA
LibreELEC 11 lançado com Kodi 20 e suporte para GPUs NVIDIA

O LibreELEC 11 é uma grande atualização que vem com o mais recente centro de mídia de código aberto Kodi 20 Nexus e apresenta uma nova imagem Generic-Legacy compatível com GPUs NVIDIA, complemento do navegador Chrome e hardware mais antigo.

Segundo os desenvolvedores:

“No ano passado, a NVIDIA fez progressos em seu suporte para padrões gráficos modernos. Os drivers agora são compatíveis com Mesa/GBM, mas ainda têm dependências do Wayland que não usamos, e a Kodi não tem planos de oferecer suporte à decodificação NVDEC proprietária (mas o VDPAU permanece).”

Ele também melhora o suporte para placas Raspberry Pi 4, permitindo a resolução de 4096 × 2160 em TVs 4K em vez de 3840 × 2160 e reintroduz o suporte para dispositivos Amlogic mais antigos, como S905, S905X/D e S912, permitindo a reprodução e busca de H264, HDR para mídia HEVC/VP9, HDMI multicanal PCM e áudio pass-through e muito mais.

A imagem Genérica foi atualizada para oferecer suporte a HDR em GPUs AMD e Intel recentes. Além disso, esta versão continua a melhorar o suporte para a placa Orange Pi 3 LTS, mas é necessário mais trabalho para uma experiência impecável de LibreELEC e Kodi.

Entre outras mudanças dignas de nota, o LibreELEC 11 desativa os complementos DVB por padrão devido à falta de suporte para dispositivos digitais e TBS em kernels recentes, atualizações perfeitas entre imagens GBM e X11 da imagem genérica e decodificação de hardware H264 de 50/60 fps para Raspberry Pi dispositivos via force_turbo=1 ou core_freq_min=500 opções.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o LibreELEC 11

Você pode baixar o LibreELEC 11 para o seu dispositivo agora mesmo no site oficial. A imagem ISO do LibreELEC 10 Matrix já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.