LineageOS 20 lançado com base no Android 13

E foi lançado o LineageOS 20 com base no Android 13. Confira as novidades dessa importante atualização e veja como instalar.

O LineageOS é um sistema operacional baseado no Android. Na verdade ele é uma ROM customizada da plataforma móvel Android para smartphones e tablets. Lançado inicialmente em dezembro de 2016, ele é o sucessor, ou derivado, do sistema CyanogenMod.

O LineageOS é conhecido por ser uma das melhores ROMs personalizadas existentes no mercado, graças à estabilidade, aparência do Android e às atualizações frequentes que oferece aos dispositivos Android.

Seus muitos seguidores também podem ser creditados à confiança dos usuários nos desenvolvedores, uma vez que vários deles chegaram do projeto CyanogenMod.

Enfim, o LineageOS é uma das ROMs personalizadas mais conhecidas para telefones Android (e outros dispositivos), permitindo que você substitua o software que acompanha o dispositivo por uma alternativa personalizável e de código aberto.

Agora, os desenvolvedores lançaram o LineageOS 20, que traz uma série de melhorias significativas.

LineageOS 20 lançado com base no Android 13

LineageOS 20 lançado com base no Android 13
LineageOS 20 lançado com base no Android 13

Chegando 8 meses depois do LineageOS 19, o sistema trás ótimas novidades. Em primeiro lugar, é baseado no Android 13. Em segundo lugar, apresenta um novo aplicativo de câmera. E terceiro, bem, há tantas outras mudanças que é difícil classificá-las.

Entre outras coisas, as pessoas que desejam instalar a versão Android TV do LineageOS agora obtêm um iniciador de aplicativos que não está repleto de anúncios (como o que o Google usa por padrão).

O navegador da Web e os aplicativos de galeria de imagens receberam melhorias e correções de bugs, o aplicativo Recorder agora oferece suporte a gravações de áudio estéreo de alta qualidade e o painel de volume foi reformulado.

A equipe do LineageOS também incorporou os patches de segurança mais recentes do Google (as atualizações de segurança também estão disponíveis para versões mais antigas do sistema operacional, desde o LineageOS 17.1).

Mas uma das mudanças mais perceptíveis será o novo aplicativo de câmera, chamado Aperture.

Até recentemente, o LineageOS usava um fork do aplicativo de câmera da Qualcomm chamado Snap, mas isso foi abandonado com o lançamento do LineageOS 19 e os desenvolvedores enviaram o sistema operacional com o aplicativo de câmera Android Open Source Project padrão do Google, o que não é muito bom.

LineageOS 20 lançado com base no Android 13
LineageOS 20 lançado com base no Android 13

Assim, a equipe utilizou o software CameraX do Google para desenvolver um novo aplicativo de câmera que adiciona suporte para recursos avançados, incluindo controle total sobre estabilização ótica de imagem e estabilização eletrônica de imagem, controles de taxa de quadros de vídeo, um nivelador que verifica o ângulo de orientação do dispositivo e suporte para câmeras auxiliares (embora esse último possa estar disponível apenas em dispositivos selecionados, pois cabe à pessoa responsável por manter o suporte LineageOS para cada dispositivo habilitá-lo).

As melhorias incorporadas por esta nova versão são:

  • Todos os patches de segurança lançados este ano para versões anteriores foram incorporados ao código.
  • Um novo aplicativo de câmera com recursos mais semelhantes ao aplicativo oficial e baseado na biblioteca CameraX do Google.
  • O componente de visualização de sites e aplicativos foi atualizado para Chromium 108.0.5359.79.
  • painel de volume foi redesenhado e o painel de expansão pop-up lateral continuou a ser aprimorado.
  • Compatível com o kernel Linux 5.10.
  • Melhorias e correções de bugs no aplicativo da galeria. o de atualizações, o navegador e o aplicativo de calendário.
  • O aplicativo de gravação agora é compatível com os novos recursos do Android e suporta estéreo no formato .wav.
  • As compilações para Android TV removeram a publicidade no iniciador que possui a versão oficial.
  • Os recursos do Google TV , como o aplicativo Configurações de dois painéis, foram incorporados às compilações para Android TV .
  • O serviço adb_root não está mais vinculado à propriedade build-type, o que possibilita maior compatibilidade com muitos sistemas raiz de terceiros.
  • Os scripts de mesclagem foram revisados ​​para simplificar o processo de mesclagem do Boletim de Segurança do Android e aumentar a compatibilidade com mais dispositivos.
  • A ferramenta de seleção de luminosidade se adapta melhor ao tema do dispositivo.
  • O assistente de configuração é mais parecido com o Android 13 e tem transições mais suaves e uma melhor experiência do usuário.

Dispositivos com suporte oficial

Estes são os modelos que já possuem versão oficial do LineageOS 20:

Você pode encontrar mais detalhes no anúncio de lançamento do LineageOS 20.

Como instalar o LineageOS

Assim como as distribuições do Linux no desktop, as distribuições de sistemas operacionais móveis baseadas no código-fonte do Android ajudam a prolongar a vida útil de telefones celulares perfeitamente utilizáveis ​​que perderam o suporte para atualizações de seus fabricantes.

Se você está procurando instalar uma ROM personalizada para obter mais controle sobre seu dispositivo ou para manter um dispositivo antigo funcionando muito depois de sua data de validade, o LineageOS pode ser útil.

A instalação da atualização, como de costume, exige que os usuários atualizem a versão em flash e sigam outras etapas de instalação de uma ROM personalizada.

Quer saber como instalar o LineageOS no PC? Siga essas dicas:
Como instalar o Android-x86 em um pendrive USB, usando o LineageOS

Para instalar o LineageOS, primeiro você terá que desbloquear o bootloader do dispositivo e instalar um aplicativo de recuperação personalizado, como LineageOS Recovery ou TWRP.

A segunda etapa é obter uma compilação específica do dispositivo do LineageOS 20 , que precisará ser instalada por meio desse ambiente de recuperação personalizado. As instruções específicas do dispositivo podem variar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.