Linux já não é mais listado como plataforma suportada para o Adobe Reader

Dois anos desde a última atualização, a Adobe decidiu dizer adeus à versão para o Linux do Reader. A prova disso, o Linux já não é mais listado como um das plataformas suportadas para o Adobe Reader.

Entre a Adobe e o Linux nunca houve um grande sentimento. A empresa americana sempre esnobou o sistema operacional livre colocando muitas dificuldades com as várias versões do Flash, Air e Reader. Agora, depois de encerrar o desenvolvimento do Flash Player e AIR para Linux, até mesmo o Reader deixará de ser suportado. A coisa é tão séria que a versão Linux do popular software proprietário, foi recentemente removida da lista de sistemas operacionais suportados.

Todos os produtos Adobe estão desaparecendo lentamente do ecossistema do Linux, o Adobe Air, Adobe Flash está agora no modo de manutenção e não é atualizado há um bom tempo, e agora o Adobe Reader.

Para ser justo, era uma versão antiga, pouca gente usou e o Adobe Reader para Linux nunca foi considerado pelos usuários como o aplicativo principal para leitura de arquivos no formato PDF. Nas principais distribuições existem várias opções de leitores de PDF que podem fornecer mais funcionalidades e confiabilidade, além de serem muito frequentemente, programas de código aberto.

Resumindo, existem muitas aplicações que fornecem suporte a PDF, como Evince, Okular, Foxit, Master PDF e qpdfview, só para citar alguns. E ainda nem sequer mencionei o Mozilla Firefox e Google Chrome, que são capazes de abrir o arquivo PDF por padrão.

Para os usuários que ainda deseja instalar o Adobe Reader no Linux, a versão atual disponível para a plataforma é a 9.5.5, voltada para sistemas de 32 bits e que foi lançada em maio de 2013. Para fazer a instalação, basta baixar o pacote deb, rpm ou binários pré compilados a partir desta página e no caso do Ubuntu e derivados, seguir procedimento desse tutorial.

Já quem quiser experimentar uma ótima opção ao Adobe Reader, dê uma olhada nesse tutorial que mostra com instalar o Foxit no Ubuntu. Claro, o programa é apenas uma alternativa e existem muitas outras, descubra aquela que melhor serve para você e diga adeus ao Reader.

Conheça melhor o Adobe Reader

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Via lffl linux freedom

Não está aparecendo algo?

Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.


O que está sendo falado no blog hoje


Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile