Linux Mint 21.2 terá melhor suporte para aplicativos Flatpak

Segundo Clement Lefebvre, o Linux Mint 21.2 terá melhor suporte para aplicativos Flatpak, gerenciamento de arquivos mais rápido, e mais.

O líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, escreve hoje no boletim mensal do projeto sobre algumas das principais melhorias que foram implementadas para o próximo lançamento do Linux Mint 21.2.

Linux Mint 21.2 terá melhor suporte para aplicativos Flatpak

Linux Mint 21.2 terá melhor suporte para aplicativos Flatpak
Linux Mint 21.2 terá melhor suporte para aplicativos Flatpak

No Linux Mint 21.2 Victoria, os desenvolvedores prometem melhor suporte para aplicativos Flatpak, bem como para aplicativos que usam a biblioteca libadwaita do GNOME, implementando suporte para o portal de integração de desktop xdg-desktop-portal e serviço de front-end para Flatpak e outras estruturas de contenção semelhantes.

Essa alteração fará com que os aplicativos baseados em Flatpak e libadwaita funcionem perfeitamente em todos os ambientes de desktop suportados, incluindo Cinnamon, Xfce e MATE, mesmo que sejam geralmente escritos apenas para o ambiente de desktop GNOME e ofereçam suporte a recursos como modo escuro e capturas de tela.

Como você provavelmente já sabe se for um usuário do Linux Mint, mesmo que seja baseado no Ubuntu, o Linux Mint não oferece suporte ao pacote de software Snap e ao sistema de implantação desenvolvido pela Canonical pelos motivos óbvios que todos conhecemos.

“As implementações do XDG Desktop Portal estão sendo escritas para Cinnamon, MATE e Xfce. Isso fornecerá melhor compatibilidade entre ambientes de desktop e aplicativos não nativos, como Flatpaks ou aplicativos libAdwaita”, disse Clement Lefebvre.

O Linux Mint 21.2 também promete ser lançado com o próximo ambiente de desktop Cinnamon 5.8, que também está atualmente em desenvolvimento pesado.

O Cinnamon 5.8 contará com suporte para miniaturas multiencadeadas no gerenciador de arquivos Nemo para gerar várias miniaturas em paralelo, resultando em carregamento de diretório mais rápido, especialmente ao lidar com uma grande quantidade de arquivos de mídia.

Além disso, a equipe Linux Mint revelou o fato de que eles estão trabalhando no rebase do interpretador Cinnamon Javascript (CJS 5.8) no GJS 1.74 e SpiderMonkey (libmozjs) 102, e também estão trabalhando no fortalecimento do aplicativo Warpinator para melhor segurança.

Mais detalhes sobre o último são fornecidos no boletim mensal publicado no blog do Linux Mint.

O Linux Mint 21.2 está programado para ser lançado em junho de 2023 e promete muitos outros recursos, como suporte para o mais recente ambiente de desktop Xfce 4.18, suporte para vários layouts de teclado na tela de login, melhor suporte para touchpad, melhor navegação no teclado, suporte para sessões Wayland, suporte completo para imagens HEIF e AVIF e muito mais.

Sob o capô, o Linux Mint 21.2 Victoria será baseado na série de sistemas operacionais com suporte de longo prazo Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) da Canonical e alimentado por sua série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.