Linux Mint 21.2 Victoria será lançado em junho de 2023

Se você está na expectativa da próxima versão do sistema de Clement Lefebvre, o Linux Mint 21.2 Victoria será lançado em junho de 2023.

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência de desktop clássica com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia opcional pronto para uso.

Agora, os desenvolvedores do Linux Mint compartilharam alguns detalhes sobre o próximo grande lançamento de sua distribuição baseada no Ubuntu, o Linux Mint 21.2, que está programado para ser lançado em junho de 2023 com novos recursos e melhorias.

Linux Mint 21.2 Victoria será lançado em junho de 2023

Linux Mint 21.2 Victoria será lançado em junho de 2023
Linux Mint 21.2 Victoria será lançado em junho de 2023

Apelidado de “Victoria”, o Linux Mint 21.2 chegará no final de junho de 2023 no mesmo formato de antes, suportando os ambientes de desktop Cinnamon, Xfce e MATE. Mais notavelmente aqui, a edição Xfce será baseada no mais recente ambiente de desktop Xfce 4.18.

Quanto aos novos recursos esperados no Linux Mint 21.2, os desenvolvedores compartilharam o fato de que estão trabalhando em várias melhorias na tela de login (Slick Greeter), como suporte para vários layouts de teclado por meio de um novo indicador no canto superior direito da tela, bem como melhor suporte para touchpad com detecção automática e ativação de toque para clicar.

Além disso, a tela de login do Linux Mint promete melhor navegação pelo teclado, suporte para sessões Wayland, suporte para emblemas LXQt/Pademelon, um layout configurável para o teclado na tela integrado e uma lista de sessões rolável.

A próxima versão do Linux Mint também promete suporte total para imagens HEIF e AVIF, suporte adequado para documentos do Adobe Illustrator no aplicativo visualizador de documentos Xreader e um aplicativo visualizador de imagens Pix renovado baseado no gThumb 3.12.2 e compatível com os desktops Cinnamon, Xfce e MATE , bem como os favoritos do Xapps.

O visualizador de imagens Pix também adotou a nova IU do gThumb com barras de cabeçalho e botões em vez de barras de ferramentas e menus, bem como muitos de seus novos recursos, como suporte para imagens AVIF/HEIF e JPEG-XL, melhor suporte para imagens GIF, RAW e TIFF, controles de zoom aprimorados e reprodução de vídeo e suporte para perfis de cores.

Sob o capô, o Linux Mint 21.2 Victoria ainda será baseado na série de sistemas operacionais com suporte de longo prazo Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) da Canonical e alimentado por sua série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo.

Com isso em mente, aposto que o Linux Mint 21.2 deixará muitos fãs do Linux Mint muito felizes.

Mais novos recursos e aprimoramentos provavelmente serão compartilhados pela equipe do Linux Mint nos próximos meses, à medida que o desenvolvimento estiver em andamento, portanto, fique atento aqui para todas as atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.