Linux Mint 21.2 Victoria já está disponível para download

E projeto Linux Mint publicou as imagens ISO finais do Linux Mint 21.2 Victoria. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência clássica de desktop com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia pronto para uso opcional.

Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacotes baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.

Agora, o altamente antecipado lançamento do Linux Mint 21.2 Victoria começou a aparecer em vários espelhos de download oficiais da distribuição baseada no Ubuntu, o que significa que um anúncio oficial de lançamento está chegando.

Novidades do Linux Mint 21.2 Victoria

Linux Mint 21.2 Victoria já está disponível para download
Linux Mint 21.2 Victoria já está disponível para download

O Linux Mint 21.2 estava em teste beta público desde 21 de junho de 2023, o que deu aos desenvolvedores tempo suficiente para corrigir os problemas restantes e oferecer aos usuários uma versão estável e sólida.

Assim como as versões anteriores, o Victoria está disponível nos ambientes de desktop Cinnamon, Xfce e MATE.

Esta é a segunda parcela da série Linux Mint 21, o que significa que é baseada na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo da Canonical e é alimentada pela série de kernel Linux 5.15 LTS, que também será suportada para alguns anos.

Embora as edições Xfce e MATE incluam os mesmos ambientes de desktop Xfce 4.18 e MATE 1.26 que estavam presentes na versão anterior, a edição principal do Linux Mint com o ambiente de desktop Cinnamon foi atualizada para a versão mais recente do Cinnamon 5.8, que traz vários novos recursos e melhorias. .

Para todas as edições, a versão Victoria também traz uma configuração global de Dark Mode para suportar aplicativos GTK4/libadwaita, suporte XDG Desktop Portal para fornecer aos usuários melhor compatibilidade com aplicativos Flatpak, bem como suporte para sessões Wayland e vários layouts de teclado na tela de login.

Além disso, esta versão atualiza a aparência da distribuição adicionando novos ícones de pasta com diferentes variantes de cores, melhora a consistência das dicas de ferramentas para que tenham a mesma aparência em diferentes aplicativos e áreas de trabalho, realinha os botões da barra de título e adiciona ícones simbólicos que se adaptam aos seus antecedentes.

Outras alterações incluem suporte completo para imagens HEIF e AVIF, um aplicativo visualizador de documentos Xreader atualizado para oferecer suporte adequado a documentos do Adobe Illustrator, um aplicativo visualizador de imagens Pix atualizado com uma rebase no visualizador de imagens gThumb 3.12.2 e um aplicativo Gerenciador de software atualizado com um atualização atualizada da interface do usuário, melhores algoritmos de pontuação/classificação e uma lista de pacotes ajustada.

Além disso, o aplicativo Warpinator recebeu suporte para as tecnologias Landlock e Bubblewrap para implementar o isolamento de pastas, bem como os patches de segurança mais recentes.

Para completar, o suporte de descarregamento da GPU NVIDIA foi atualizado para ser manipulado pela biblioteca libxapp e delegado ao switcheroo, que é usado pelo Cinnamon e Mint Menu.

Como é baseado no Ubuntu 22.04 LTS, o Linux Mint 21.2 também é uma versão de suporte de longo prazo que será suportada até 2027 com patches de segurança e atualizações de software. A próxima versão, Linux Mint 21.3, usará a mesma base de pacotes do Linux Mint 21.2.

Baixe e experimente o Linux Mint 21.2 Victoria

O Linux Mint 21.2 Victoria está disponível para download agora usando os links de download direto abaixo como edições Cinnamon, Xfce e MATE para sistemas de 64 bits.
Linux Mint 21.2 Cinnamon
Linux Mint 21.2 Xfce
Linux Mint 21.2 MATE

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.