Linux Mint 21 Vanessa já está disponível para download

E projeto Linux Mint publicou as imagens ISO finais do Linux Mint 21 Vanessa. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu cujo objetivo é fornecer uma experiência clássica de desktop com muitas ferramentas convenientes e personalizadas e suporte multimídia pronto para uso opcional.

Ele também adiciona uma área de trabalho e menus personalizados, várias ferramentas de configuração exclusivas e uma interface de instalação de pacotes baseada na web. Linux Mint é compatível com repositórios de software Ubuntu.

Agora, o projeto Linux Mint publicou as imagens ISO finais da série de sistemas operacionais Linux Mint 21 “Vanessa” antes do anúncio oficial que provavelmente será divulgado neste fim de semana.

Novidades do Linux Mint 21 Vanessa

Linux Mint 21 Vanessa já está disponível para download
Linux Mint 21 Vanessa já está disponível para download

O Linux Mint 21 Vanessa está em desenvolvimento nos últimos cinco meses e é a nova série principal do Linux Mint após o Linux Mint 20 Ulyana, enviado com uma nova base Ubuntu alimentada pelo kernel Linux 5.15 LTS e derivado do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), e com suporte pelos próximos cinco anos, até 2027.

O Linux Mint 21 vem em três versões, com os ambientes de desktop Cinnamon 5.4, Xfce 4.16 e MATE 1.26.

Todos os três sabores incluem as mesmas melhorias sob o capô, bem como melhorias no Bluetooth com a adoção do gerenciador Bluetooth Blueman 2.3 GTK+ como um substituto para a ferramenta de configuração Bluetooth Blueberry, prometendo melhor conectividade para fones de ouvido e perfis de áudio.

Também presente em todos os três tipos está um novo projeto Xapp chamado xapp-thumbnailers, que traz suporte a miniaturas no gerenciador de arquivos para binários AppImage, arquivos ePUB, capas de álbuns MP3, imagens RAW e imagens WebP.

O mesmo vale para o aplicativo Sticky Notes, que agora oferece suporte para duplicar notas e outras pequenas melhorias.

Além disso, o Linux Mint 21 vem com um novo widget de monitor de processo na bandeja do sistema que detecta atualizações automatizadas e instantâneos do sistema em execução em segundo plano.

A maioria dos aplicativos do Linux Mint recebeu várias melhorias no Linux Mint 21. Por exemplo, o visualizador de imagens Xviewer agora oferece suporte para imagens WebP e oferece melhor navegação em diretórios, o gerenciador de WebApp agora suporta navegadores adicionais e parâmetros de navegador personalizados e o backup e restauração Timeshift, esse utilitário agora se tornou um XApp oficial, pois é mantido pela equipe do Linux Mint.

Fora isso, a nova versão do Linux Mint traz mais melhorias de impressão e digitalização com o uso de IPP e HPLIP (ambos instalados por padrão), suporte inicial GTK4 para os temas Mint-Y e Mint-X, suporte para aplicativos de modo escuro no Tema Mint-X e uma coleção de novos papéis de parede.

Mas espere, isso não é tudo, pois o Linux Mint 21 também garante detecção de inicialização dupla pronta para uso para aqueles que desejam instalar a distribuição baseada no Ubuntu ao lado do Windows ou outra distribuição GNU/Linux, remove o componente systemd-oom por um aumento de desempenho, melhora o gerenciamento de aplicativos e melhora o suporte para GPUs NVIDIA.

Baixe e experimente o Linux Mint 21 Vanessa

O Linux Mint 21 Vanessa está disponível para download agora usando os links de download direto abaixo como edições Cinnamon, Xfce e MATE para sistemas de 64 bits.
Linux Mint 21 Cinnamon
Linux Mint 21 Xfce
Linux Mint 21 MATE

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.