Linux Mint 22 fornecerá um pacote DEB do Thunderbird

Segundo Clement Lefebvre, como o Linux Mint não vem com pacotes Snaps, o Linux Mint 22 fornecerá um pacote DEB do Thunderbird.

O desenvolvedor líder do Linux Mint, Clement Lefebvre, publicou um novo boletim informativo mensal onde compartilha mais detalhes sobre algumas das principais mudanças que ocorrerão no próximo lançamento do Linux Mint 22 relacionadas ao Thunderbird, PipeWire e outros componentes.

Como você deve saber, o Linux Mint 22 (apelidado de Wilma) está atualmente em desenvolvimento e deve ser lançado em junho ou julho de 2024, com base na próxima série de sistemas operacionais Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat) da Canonical.

Em fevereiro, a Canonical anunciou que planeja mudar o aplicativo Mozilla Thunderbird, que é o cliente de e-mail padrão no Ubuntu, para um pacote Snap em vez de um pacote Debian nativo (DEB). Este se tornará o padrão no Ubuntu 24.04 LTS.

Como o Linux Mint não vem com Snaps, os desenvolvedores decidiram empacotar o Thunderbird como um pacote DEB para o próximo lançamento do Linux Mint 22.

Linux Mint 22 fornecerá um pacote DEB do Thunderbird

Linux Mint 22 fornecerá um pacote DEB do Thunderbird
Linux Mint 22 fornecerá um pacote DEB do Thunderbird

Sim. O Linux Mint 22 fornecerá um pacote DEB do Thunderbird. Este é o segundo aplicativo que os desenvolvedores do Linux Mint devem empacotar no formato DEB nativo, depois do Mozilla Firefox.

“Como não queríamos enviar Snaps, tivemos que escolher entre remover o Thunderbird da seleção de software padrão ou empacotá-lo. Decidimos empacotá-lo”, disse Clement Lefebvre. “O Thunderbird continuará disponível no Linux Mint 22 como um pacote .deb nativo.”

Em outras notícias, o Linux Mint 22 mudará para PipeWire como servidor de som padrão, o editor de imagens Pix receberá suporte para imagens JXL, a ferramenta Software Sources suportará o novo formato Deb822, um novo miniaturador para arquivos GIMP (.XCF) foi implementado, e haverá algumas melhorias de localização no Linux Mint 22 que também economizarão algum espaço em disco.

“Pacotes pré-instalados para idiomas diferentes do inglês e aquele que você selecionar serão removidos no final da instalação. Isso não foi otimizado nas versões anteriores do Linux Mint. A remoção desses pacotes no Linux Mint 22 economizará uma quantidade significativa de espaço em disco pós-instalação”, disse Clement Lefebvre.

Além disso, o Linux Mint 22 também será fornecido com dois novos XApps, nomeadamente Jargonaut, um cliente IRC para substituir o aplicativo Hexchat descontinuado, e GNOME Online Accounts GTK, um fork da ferramenta Online Accounts do GNOME que pode ser usado por aplicativos GTK3.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.