Lutris 0.5.10 lançado com suporte ao Steam Deck, EA Origin e integração com o Ubisoft Connect

E foi lançado o Lutris 0.5.10, com suporte ao Steam Deck, EA Origin, integração com o Ubisoft Connect, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Lutris é uma plataforma de jogos de código aberto para Linux que permite que você colete e gerencie (instale, configure e inicie) todos os seus jogos adquiridos a partir de qualquer fonte, em uma única interface.

Agora, o Lutris como o gerenciador de jogos Linux de código aberto que facilita a instalação do jogo Wine, bem como vários jogos de emulador, títulos Steam e muito mais, está com uma atualização interessante para o início do novo ano.

Lutris nada mais é do que um aplicativo que busca centralizar todos os jogos que sua equipe pode rodar coletando os jogos que você possui em lojas virtuais como GOG, Humble Bumble ou o todo-poderoso Steam e, além disso, irá gerenciar os jogos que você instalou em seu computador, tanto nativo quanto emulado.

Agora, o Lutris 0.5.10 está disponível, um lançamento importante que adiciona suporte ao Steam Deck e muitos outros novos recursos.

Novidades do Lutris 0.5.10

Lutris 0.5.10 lançado com suporte ao Steam Deck, EA Origin e integração com o Ubisoft Connect
Lutris 0.5.10 lançado com suporte ao Steam Deck, EA Origin e integração com o Ubisoft Connect

Como mencionado, a maior novidade na versão Lutris 0.5.10 é o suporte para o dispositivo portátil de jogos Steam Deck da Valve, permitindo que os proprietários instalem e joguem ainda mais jogos em seus Steam Decks, de fontes como GOG, Epic Game Store ou até mesmo o Site Lutris.

Enquanto uma versão do Flatpak ainda está em andamento, os usuários do Steam Deck terão que instalar o Lutris dos repositórios Arch Linux e AUR, mas você terá que desabilitar o sinalizador somente leitura da unidade do sistema do seu Deck.

Depois que o Lutris estiver instalado, você poderá reativar com segurança o sinalizador somente leitura.

“Recomenda-se usar o ‘Criar atalho do Steam’ ao instalar jogos, isso tornará o jogo disponível na interface do Deck e permitirá que você se beneficie do Steam Input. Se você quiser jogar no modo desktop e usar os controles do Deck como um joypad, certifique-se de configurar o Steam de acordo, pois ele é configurado por padrão para emular teclado e mouse”, disse o fundador da Lutris, Mathieu Comandon.

O botão “+” na janela principal do Lutris foi reformulado nesta versão com várias novas opções além de adicionar um jogo instalado localmente. Isso inclui a capacidade de pesquisar instaladores de jogos no site da Lutris, verificar uma pasta local em busca de jogos, instalar um jogo do Windows para uma mídia óptica ou download, bem como instalar um jogo a partir de um script de instalação local.

Outra mudança interessante na versão Lutris 0.5.10 é o suporte para contas EA Origin e Ubisoft Connect para que você possa adicionar jogos desses locais. Obviamente, essas integrações exigem que os clientes EA Origin e Ubisoft Connect sejam instalados.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Lutris agora suporta o download de patches e DLCs para jogos GOG, permite adicionar um jogo Lutris ao Steam, adiciona uma opção para ativar o suporte anti-fraude BattleEye, baixa mídia ausente na inicialização, adiciona formato de capa, adiciona um NVIDIA dedicado cache de shader para jogos Linux e Windows e habilita o F-Sync por padrão.

Por último, mas não menos importante, a barra de pesquisa para instaladores Lutris foi movida de uma guia no serviço Lutris para a janela para adicionar jogos e a opção Gamescope agora está desabilitada por padrão para GPUs NVIDIA.

Para saber mais sobre essa versão do Lutris, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Lutris

Para instalar a versão mais recente do Lutris nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de jogos Lutris no Linux
Como instalar o cliente Lutris no Linux Ubuntu, Debian, Mint, Fedora, OpenSuSe e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.