Mageia 9 RC1 lançado com kernel 6.4.3 e KDE Plasma atualizado

E foi lançada mais uma prévia da próxima versão do Mageia, o Mageia 9 RC1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Mageia é um fork do Mandriva Linux formada em setembro de 2010 por ex-funcionários e colaboradores da popular distribuição Linux em francês.

Ao contrário da Mandriva, que é uma entidade comercial, o projeto Mageia é um projeto comunitário e uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é desenvolver um sistema operacional gratuito baseado em Linux.

Agora, Nicolas Lécureuil anunciou a disponibilidade do primeiro candidato a lançamento para a próxima Mageia 9.

Novidades do Mageia 9 RC1

Mageia 9 RC1 lançado com kernel 6.4.3 e KDE Plasma atualizado
Mageia 9 RC1 lançado com kernel 6.4.3 e KDE Plasma atualizado

Os recursos de destaque do Mageia 9 o tornam uma escolha robusta para usuários do Linux. Seu núcleo poderoso construído em torno do Kernel 6.4.3, combinado com glib 2.36 e gcc 12.3.0, dá a este candidato a lançamento uma base sólida.

E o sistema de empacotamento rpm 4.18.0 garante um gerenciamento de software suave.

A navegação na Web é versátil com Chromium 114.0.5735.198 e Firefox ESR 102.13 integrados, oferecendo aos usuários uma vasta gama de possibilidades online.

Os que buscam produtividade são atendidos com o LibreOffice 7.5.4.2, uma prova do compromisso da Mageia com a funcionalidade.

Os ambientes de desktop disponíveis com esta versão são impressionantes.

Com o elegante Plasma 5.27.5, o intuitivo GNOME 44.2, o eficiente Xfce 4.18.4 e o leve LXQt 1.3.0, os usuários têm muitas opções. Não vamos esquecer a inclusão do mesa 23.1.3, aprimorando os recursos gráficos desta distro.

Para aqueles ansiosos para dar uma olhada na seleção de software, o arquivo .idx para a mídia de instalação oferece uma lista abrangente de todos os pacotes incluídos.

A partir de agora, a Mageia emitiu um congelamento de versão rígido aguardando os resultados do teste do usuário, que avaliará o desempenho do lançamento, incluindo o mecanismo de atualização.

O projeto continua a oferecer (como poucos) mídia de instalação para sistemas de 32 bits e 64 bits, imagens ao vivo de 64 bits para KDE Plasma, GNOME e Xfce, bem como uma imagem ao vivo de 32 bits para Xfce.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Mageia 9 RC1

O sistema operacional é distribuído como imagens ISO dinâmicas com os ambientes de desktop Plasma, GNOME e Xfce do KDE, suportando esses últimos computadores de 32 e 64 bits, além de imagens de instalador clássicas para computadores de 32 e 64 bits .

A imagem ISO do Mageia 9 RC1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.