Magisk recebeu suporte para Android 12, mas removeu MagiskHide

John Wu anunciou o lançamento da primeira versão do seu software, e o Magisk recebeu suporte para Android 12, mas removeu MagiskHide.

Magisk é um conjunto de ferramentas de código aberto que permite aos usuários fazer root e personalizar dispositivos Android instalando módulos e modificando imagens de inicialização, entre outras coisas.

Agora, o desenvolvedor John Wu anunciou o lançamento da primeira versão do Magisk Canary (pré-beta) com suporte para Android 12.

Magisk recebeu suporte para Android 12, mas removeu MagiskHide

Magisk recebeu suporte para Android 12, mas removeu MagiskHide
Magisk recebeu suporte para Android 12, mas removeu MagiskHide

Mas nem tudo são flores nessa atualização, pois o novo software também descarta o suporte para MagiskHide, um recurso popular que até recentemente permitia aos usuários ocultar o fato de que seus telefones tinham acesso root em determinados aplicativos.

Por exemplo, muitos aplicativos bancários e alguns aplicativos de multimídia não funcionam corretamente em dispositivos com acesso root. MagiskHide permitiu que seu dispositivo enganasse esses aplicativos, fazendo-os pensar que não tinham acesso root, permitindo que você continuasse a usá-los.

Existem alguns motivos pelos quais Wu diz que abandonou o suporte para MagiskHide na compilação mais recente.

Uma é que o Google tornou mais complicado ocultar o status de root com a implementação do recurso de atestado de chave de hardware que está se tornando mais amplamente usado.

O outro motivo é que Wu agora trabalha para a equipe de segurança da plataforma Android do Google e, embora tenha autorização para continuar trabalhando em um utilitário que permite aos usuários avançados fazer root e personalizar seus dispositivos Android, seria um conflito de interesses para ele para continuar desenvolvendo software explicitamente projetado para contornar os recursos de segurança do Android.

Dito isso, os desenvolvedores terceirizados ainda estão livres para desenvolver módulos Magisk (ou outro software) que tentem ocultar o acesso root.

Já existem alguns disponíveis, Ainda que Wu pense que eles vão parar de funcionar eventualmente (embora seja sempre possível que alguém encontre outros métodos que Wu não pensou no futuro).

Além de eliminar MagiskHide e adicionar suporte para Android 12, o Canardy Build mais recente apresenta o novo recurso Zygisk, que deve levar a um desempenho aprimorado, bem como alguns outros recursos e suporte aprimorado para alguns dispositivos.

Por fim, você pode encontrar mais detalhes no changelog.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.