Manjaro 20.0.1 lançado com kernel 5.6.6 e pacotes atualizados

E foi lançado o Manjaro 20.0.1 com kernel 5.6.6 e pacotes atualizados. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux. Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.

Manjaro 20.0.1 lançado com kernel 5.6.6 e pacotes atualizados
Manjaro 20.0.1 lançado com kernel 5.6.6 e pacotes atualizados

Esse sistema oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.

Manjaro usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.

Agora, duas semanas após a chegada de Lysia, a equipe de desenvolvedores lançou o Manjaro 20.0.1, a primeira atualização de manutenção desta série.

Novidades do Manjaro 20.0.1

Levando em conta que apenas duas semanas se passaram, esta versão não incluiu muitas novidades pendentes, mas algumas atualizações interessantes, como as versões mais recentes de pacotes e software como o Thunderbird ou os ambientes gráficos nos quais esta famosa distribuição Linux está disponível.

Como sempre, a equipe do sistema aproveitou a oportunidade para atualizar o kernel, mas passaram de um Linux 5.6 mais jovem para uma versão mais avançada e com menos falhas da mesma série que o Linux 5.6.6.

O Manjaro também suporta outras versões do kernel, como o Linux 5.7-rc4 que até ontem era a versão mais recente do kernel do Linux.

Destaques do Manjaro 20.0.1 Lysia

  • A maioria dos kernels foi atualizada, sendo o Linux 5.6.6 mais estável e estável.
  • O Systemd está agora na v245.5.
  • Os pacotes do KDE-git foram atualizados.
  • O Thunderbird agora é v68.8.0.
  • O Pamac 9.5 foi lançado e incluído.
  • O Deepin foi atualizado para a série v20.
  • Alguns de seus navegadores foram atualizados: Firefox 76.0.1 2, Firefox-Dev 77.0b3, Palemoon 28.9.3.
  • Atualizações usuais.

A próxima versão já será um Manjaro 21, cujo nome de código começará com M e deve ser lançado neste verão, em junho, para ser mais específico.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Manjaro 20.0.1

O Manjaro usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, o que significa que após uma primeira instalação, receberemos atualizações para toda a vida.

Portanto, os novos ISOs são apenas para instalações zero e todos os itens acima aparecerão como atualizações para usuários existentes.

A imagem ISO do Manjaro 20.0.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

A versão com ambiente gráfico do GNOME já está disponível neste endereço, enquanto o restante será carregado nas próximas horas.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.