Manjaro 21.2 lançado com kernel 5.15 LTS e melhor suporte para Btrfs

E foi lançado o Manjaro 21.2 com kernel 5.15 LTS, melhor suporte para Btrfs, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux.

Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.

O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.

Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.

Agora, a equipe de desenvolvedores por trás de uma das mais populares distribuições baseadas no Arch Linux acaba de lançar o Manjaro 21.2.

Novidades do Manjaro 21.2

Manjaro 21.2 lançado com kernel 5.15 LTS e melhor suporte para Btrfs
Manjaro 21.2 lançado com kernel 5.15 LTS e melhor suporte para Btrfs

O Manjaro Linux baseado em Arch foi lançado com a versão 21.2 “Qonos” antes do feriado, oferecendo algumas atualizações incrementais interessantes para esta distribuição popular para entusiastas.

Em primeiro lugar, Manjaro 21.2 continua melhorando seu instalador baseado em Calamares.

Com o Manjaro 21.1 em agosto, houve algumas melhorias no suporte ao sistema de arquivos Btrfs e isso continuou para o 21.2. Manjaro 21.2 tem um layout de subvolume padrão aprimorado para melhores snapshots/rollbacks, suporte a swapfile em Btrfs e outras melhorias de instalação.

O kernel do Linux 5.15 LTS está alimentando o Manjaro 21.2 por padrão. Manjaro 21.2 também oferece uma grande variedade de pacotes atualizados, incluindo GNOME 41.2, KDE Plasma 5.23, KDE Applications 21.12 e Xfce 4.16.

Apelidado de Qonos e equipado com a série de kernel Linux 5.15 LTS mais recente com suporte de longo prazo, o Manjaro Linux 21.2 está aqui para fornecer a você imagens ISO instaláveis ​​e live atualizadas com as mais recentes e as melhores tecnologias GNU/Linux e software de código aberto.

Manjaro Linux 21.2 “Qonos” vem com as edições usuais dos ambientes de desktop Xfce, GNOME e KDE Plasma, que foram atualizados para o Xfce 4.16 (a mesma versão das versões anteriores desde que o Xfce 4.18 ainda não foi lançado), GNOME 41.2 , e KDE Plasma 5.23.4 .

Embora a edição carro-chefe do Xfce não tenha recebido grandes mudanças, o layout da edição GNOME foi ajustado para parecer semelhante à versão vanilla e melhorar o suporte ao mouse reduzindo o deslocamento do ponteiro.

Se você não gosta do layout moderno do GNOME 40, pode sempre mudar para o layout da área de trabalho do GNOME 3.x usando o layout legado do Manjaro. Além disso, o Firefox agora vem com o tema estilo gnome-desktop habilitado por padrão.

Por outro lado, a edição KDE Plasma vem com os pacotes de software KDE Frameworks 5.88 e KDE Gear 21.12 mais recentes , um tema padrão mais polido e melhor suporte ao Wayland.

O Manjaro Linux 21.2 também vem com um instalador gráfico aprimorado (Calamares) que agora apresenta a seleção do sistema de arquivos para particionamento automático e suporte aprimorado para instalações Btrfs com layout de subvolume muito aprimorado para rollbacks mais fáceis e suporte para arquivos de troca.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Manjaro Linux 21.2

Quando disponível, você pode baixar o Manjaro Linux 21.2 agora mesmo do site oficial se planeja instalar a distro baseada no Arch Linux em novos computadores.

As edições oficiais estão disponíveis em normal e minimal no Xfce, KDE e GNOME.

Se você já estiver usando o Manjaro Linux em seu computador pessoal, tudo o que você precisa fazer para obter essas melhorias e componentes atualizados é certificar-se de que suas instalações estejam atualizadas executando o comando sudo pacman -Syu em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.