Manjaro 22 lançado com Linux Kernel 6.1, Xfce 4.18, e mais

E foi lançado o Manjaro 22 com Linux Kernel 6.1, Xfce 4.18, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Manjaro Linux é um sistema operacional rápido, fácil de usar e orientado para desktop, baseado no Arch Linux.

Os principais recursos incluem processo de instalação intuitivo, detecção automática de hardware, modelo estável de lançamento contínuo, capacidade de instalar vários kernels, scripts Bash especiais para gerenciamento de drivers gráficos e ampla capacidade de configuração da área de trabalho.

O Manjaro Linux oferece o Xfce como as principais opções da área de trabalho, além do KDE, GNOME e uma edição minimalista da Net para usuários mais avançados. Também estão disponíveis tipos de desktops suportados pela comunidade.

Esse sistema usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, para que os usuários existentes possam atualizar para a nova versão a partir do mesmo sistema operacional.

Agora, a equipe de desenvolvedores por trás de uma das mais populares distribuições baseadas no Arch Linux acaba de lançar o Manjaro 21.1.6, a sxta atualização do Pavho.

Novidades do Manjaro 22

Manjaro 22 lançado com Linux Kernel 6.1, Xfce 4.18, e mais
Manjaro 22 lançado com Linux Kernel 6.1, Xfce 4.18, e mais

Após meses de trabalho árduo, a equipe do Manjaro Linux anunciou hoje o lançamento do Manjaro Linux 22.0 “Sikaris” como a versão mais recente desta ampla distribuição baseada em Arch Linux para as massas, trazendo alguns dos softwares GNU/Linux e Open Source mais empolgantes.

Chegando seis meses após o lançamento do Manjaro Linux 21.3 Ruah, o Manjaro Linux 22.0 Sikaris é alimentado pela recém-lançada série de kernel Linux 6.1 para o melhor suporte de hardware possível no momento da escrita e apresenta o incrível ambiente de desktop Xfce 4.18 para sua edição emblemática.

Isso provavelmente torna o Manjaro Linux o primeiro lançamento de distro estável a ser lançado com o Linux 6.1 e o Xfce 4.18.

As edições KDE Plasma e GNOME receberam a atualização mais recente do ambiente de desktop KDE Plasma 5.26.4, que é acompanhada pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.101 e KDE Gear 22.12 lançados recentemente para a melhor experiência de desktop Plasma possível, bem como o desktop GNOME 43.2 mais recente atualização de ambiente, que fica linda com seu tema escuro e um dock na parte inferior da tela.

A edição do GNOME recebeu alguns pacotes que incluem cores de destaque, tema da tela de login, cores de pastas e temas Qt. Também atualizado nesta versão está o aplicativo Layouts Switcher interno, que agora permite criar seu próprio papel de parede dinâmico.

Sem mais delongas, o Manjaro Linux 22.0 está disponível para download no site oficial ou usando os links de download direto mais abaixo.

No entanto, esses ISOs são destinados a novas instalações porque o Manjaro Linux é uma distribuição de lançamento em que você instala uma vez e recebe atualizações para sempre.

Os usuários existentes precisam apenas executar o comando sudo pacman -Syu em um emulador de terminal para atualizar suas instalações.

Suponha que Xfce, KDE Plasma ou GNOME não sejam sua preferência. Nesse caso, o Manjaro Linux também fornece edições Community com os ambientes de desktop Cinnamon, MATE e Budgie, bem como com os gerenciadores de janelas lado a lado i3 e Sway.

No entanto, eles podem ou não ter sido atualizados para a versão 22.0 no momento da redação.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Manjaro 22

Quando disponível, você pode baixar o Manjaro Linux 22 Pahvo agora mesmo do site oficial se planeja instalar a distro baseada no Arch Linux em novos computadores.

As edições oficiais estão disponíveis em normal e minimal no Xfce, KDE e GNOME.

Se você já estiver usando o Manjaro Linux em seu computador pessoal, tudo o que você precisa fazer para obter essas melhorias e componentes atualizados é certificar-se de que suas instalações estejam atualizadas executando o comando sudo pacman -Syu em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.