Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Manjaro ARM com Lomiri para o PinePhone já está disponível para teste

Se você quer ir além das atuais opções de sistema para o PinePhone, o Manjaro ARM com Lomiri para o PinePhone já está disponível para teste.

Manjaro é um dos sistemas operacionais Linux para desktop mais populares e está se tornando cada vez mais uma das distribuições Linux mais versáteis para smartphones.

O smartphone PinePhone Manjaro Community Edition que foi lançado alguns meses atrás veio com o software Manjaro ARM com a interface de usuário phosh pré-instalada.

O telefone PinePhone KDE Community Edition que começará a ser comercializado este mês vem com o Manjaro apresentando a IU do KDE Plasma Mobile.

E a equipe Manjaro ARM também está desenvolvendo uma ramificação do sistema operacional com a interface de usuário Lomiri emprestada da equipe UBPorts/Ubuntu Touch.

Agora, há uma nova versão de desenvolvedor do Manjaro ARM com Lomiri disponível para teste.

Manjaro ARM com Lomiri para o PinePhone já está disponível para teste

Manjaro ARM com Lomiri para o PinePhone já está disponível para teste

O novo dev build de 8 de janeiro de 2021 apresenta um kernel Linux 5.10 atualizado e vem com um punhado de aplicativos pré-instalados, incluindo o navegador Morph, aplicativo de câmera Megapixels, gerenciador de arquivos, gerenciador de contatos, discador de telefone, aplicativo de mensagens, reprodutor de música, lanterna e terminal.

Entretanto, a build ainda é um trabalho em andamento – alguns recursos ainda não estão funcionando.

Por exemplo, não há suporte para Bluetooth e, enquanto o áudio e o vídeo estão funcionando, quando tentei fazer streaming de conteúdo do YouTube, a reprodução ficou instável em resoluções superiores a 480p.

Mas para uma compilação de desenvolvedor, o Manjaro ARM com Lomiri funciona muito bem no PinePhone. A rotação automática da tela é suportada.

Além disso, Lomiri é uma das interfaces de usuário mais amigáveis ​​ao telefone disponíveis para smartphones.

Inicialmente desenvolvido pela Canonical quando a empresa por trás do Ubuntu sonhava em trazer o sistema operacional para os telefones, o projeto foi eventualmente abandonado pela Canonical e escolhido pelo pessoal da UBPorts, que continuou a desenvolver o Ubuntu Touch e que recentemente renomeou a interface do usuário do Unity como Lomiri.

A IU depende muito da navegação por gestos. Você pode deslizar a partir da borda esquerda da tela para abrir uma barra com atalhos para aplicativos que estão em execução ou que foram fixados no menu.

Ou você pode tocar no botão Manjaro (ou Ubuntu Touch) para visualizar todos os aplicativos.

Deslize a partir da borda direita da tela para alternar entre aplicativos ou deslize e segure por um momento para abrir um alternador de tarefas com uma visualização de cartão dos aplicativos em execução no momento.

E deslize de cima para baixo na tela para acesso rápido às configurações de rede, som, bateria e sistema, bem como notificações, arquivos baixados e muito mais.

Existem ainda algumas peculiaridades – o teclado na tela se estende a proporções desconfortáveis ​​no modo paisagem, por exemplo.

Manjaro é um dos primeiros sistemas operacionais além do Ubuntu a suportar Lomiri, trazendo a experiência para usuários que podem preferir um sistema operacional que tenha uma abordagem diferente do Linux móvel.

Sair da versão mobile