Microsoft admitiu que estava errada sobre o código aberto

Em meio a um evento virtual do MIT, Brad Smith praticamente confirmou que a Microsoft admitiu que estava errada sobre o código aberto. Confira!

Há muito tempo em uma galáxia distante… Na verdade foi há muito tempo, quando a Microsoft brigava pelo mercado de sistemas operacionais e considerava o Linux uma ameaça, a empresa chegou chegou ao ponto de chamar o sistema de “câncer”. Dando um desconto para a MS, foi um presidente meio perturbado que disse isso.

Agora, durante um evento virtual do MIT, Brad Smith, presidente e principal assessor jurídico da Microsoft, admitiu que a Microsoft tinha uma percepção errada da cultura de código aberto nos anos 2000.

Microsoft admitiu que estava errada sobre o código aberto

Microsoft admitiu que estava errada sobre o código aberto
Microsoft admitiu que estava errada sobre o código aberto

Brad Smith ingressou na Microsoft em 1993, quando o Linux e a revolução do software livre estavam prestes a subir para mudar o mundo do código aberto.

Sobre essa época, Brad disse que:

“A Microsoft estava do lado errado da história quando o código aberto explodiu no início do século, e posso dizer isso sobre mim pessoalmente.”

Embora o Linux tenha se tornado um símbolo de colaboração e contribuição com o maior projeto de código aberto, a Microsoft continuou sua marca de software proprietário.

Mesmo se recordarmos a afirmação do ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, “Linux é câncer”, isso reflete perfeitamente o azedume passado de Redmond para o código aberto.

No entanto, as coisas mudaram muito; o código aberto continuou a trabalhar em sua visão, enquanto a Microsoft, o advogado proprietário, mudou sua visão.

Em outras palavras, a Microsoft perdeu para o código aberto entregando contribuições e unindo-se a comunidades de código aberto como a Linux Foundation.

Como Brad diz:

“A boa notícia é que, se a vida for longa o suficiente, você pode aprender … que precisa mudar”.

É disso que trata a nova Microsoft e agora até defende o slogan “Microsoft Loves Open source”. Eles agora possuem uma longa lista de projetos e colaborações de código aberto, como WSL, IoT do Azure, IPE, Powershell para Linux e compraram o GitHub e o NPM.

Em alguns anos, a Microsoft acelerou sua contribuição para se tornar o maior colaborador de projetos de código aberto, superando o Facebook, Docker, Google, Apache e muitos outros.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO