Mini PC iKoolCore será lançado mundialmente em fevereiro

Inicialmente disponível para compra apenas na China, o Mini PC iKoolCore será lançado mundialmente em fevereiro.

O iKoolCore R1 é um pequeno computador com quatro portas Ethernet de alta velocidade, algumas portas USB, saída HDMI e suporte para um processador Intel Pentium Silver N6005, 16 GB de RAM e um SSD de 512 GB.

Quando relatamos pela primeira vez sobre o pequeno computador em dezembro, ele estava disponível para compra apenas na China. Mas agora está em pré-venda em todo o mundo com preços a partir de US$ 199. Ele deve começar a ser enviado aos clientes na segunda quinzena de fevereiro.

Mini PC iKoolCore será lançado mundialmente em fevereiro

Mini PC iKoolCore será lançado mundialmente em fevereiro
Mini PC iKoolCore será lançado mundialmente em fevereiro

O preço inicial oferece um modelo com processador Intel Celeron N5105, 8 GB de RAM e sem armazenamento ou sistema operacional.

Mas você pode pagar um pouco mais para atualizar para um processador Pentium Silver N6005, 16 GB de RAM e até um SSD de 512 GB. Um modelo topo de linha com todas essas atualizações é vendido por US$ 349.

Isso torna o iKoolCore R1 consideravelmente mais acessível do que o mini PC XCY-X66 sobre o qual escrevi no início desta semana. Esse computador de tamanho semelhante também possui quatro portas Ethernet de 2,5 GbE. Mas tem um preço inicial de $ 257 para um modelo com chip Celeron N5105, 8 GB de RAM e SSD de 128 GB e não oferece nenhuma atualização de RAM ou processador.

Lembre-se de que esses dois pequenos computadores vêm de pequenas empresas chinesas com presença limitada fora de seu país de origem, portanto, não tenho ideia de quanto serviço ao cliente ou suporte técnico eles oferecem.

Se isso não te assusta, aqui está o que o iKoolCore R1 tem a oferecer:

Especificações do iKoolCore R1
Processador Intel Celeron N5105
Intel Pentium Silver N6005
RAM 8 GB de canal único ou 16 GB de canal duplo
LPDDR4-4233 (não atualizável)
Armazenamento BYO / 128 GB / 512 GB M.2
2242
PCIe 3.0 NVMe SSD
Conectividade 4 portas Ethernet de 2,5 GbE (Intel i226-V)
Portas 1 x HDMI 2.0 (4K/60 Hz)
1 x USB 3.1 Tipo-C (10 Gbps)
2 x USB 3.0 Tipo-A
1 x cartão microSD
1 x USB-C (apenas para alimentação)
Resfriamento Ventilador ativo
Tubo de cobre
Material Chassi de alumínio
Dimensões 75 x 75 x 48 mm
(2,95″ x 2,95″ x 1,89″)
Peso 270 gramas
(9,5 onças)

As quatro portas Ethernet do computador do tamanho da palma da mão deixam claro que o sistema foi projetado para aplicativos de rede. Você pode usá-lo como roteador, firewall, servidor de arquivos ou centro de mídia, entre outras coisas.

E como é alimentado por um processador x86, deve suportar uma ampla gama de sistemas operacionais, incluindo Windows, a maioria das distribuições Linux e software específico, como pfSense, Proxmox ou OpenWrt.

E o tamanho minúsculo do computador deve facilitar a montagem na parte de trás de uma tela, ocultar-se sob uma mesa ou em outros espaços apertados.

Mini PC iKoolCore será lançado mundialmente em fevereiro
Mini PC iKoolCore será lançado mundialmente em fevereiro

Só não espere usar o iKoolCore R1 para aplicativos com uso intensivo de recursos. O processador Intel Celeron N5105 é um chip de 10 watts, 4 núcleos e 4 threads baseado na arquitetura Jasper Lake da Intel. Com suporte para frequências de CPU de até 2,9 GHz e gráficos integrados Intel UHD com apenas 24 unidades de execução, ele foi projetado para ser um chip de baixo custo e baixo consumo de energia em vez de um processador de alto desempenho.

O Pentium Silver N6005 oferece um pouco mais de desempenho graças às velocidades máximas de até 3,3 GHz e uma GPU integrada com 32 unidades de execução. Mas ainda é um chip Jasper Lake projetado para dispositivos baratos.

Mini PC iKoolCore será lançado mundialmente em fevereiro
Mini PC iKoolCore será lançado mundialmente em fevereiro

Ambos devem ser bons o suficiente para tarefas básicas de rede, servidor de arquivos ou reprodução de mídia, entre outras coisas.

Você pode encomendar o iKoolCore R1 no site da empresa.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.