Mold 2.1 lançado com suporte para CPU LoongArch, e muito mais

E foi lançado o Mold 2.1 com suporte para CPU LoongArch, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

mold é um substituto mais rápido para os vinculadores Unix existentes. É várias vezes mais rápido que o vinculador LLVM lld, o segundo vinculador de código aberto mais rápido que criei originalmente há alguns anos.

O mold foi projetado para aumentar a produtividade do desenvolvedor reduzindo o tempo de compilação, especialmente em ciclos rápidos de depuração-edição-reconstrução.

Mold suporta x86-64, i386, ARM64, ARM32, RISC-V 64-bit/32-bit little/big-endian, 64-bit big-endian PowerPC ELFv1, 64-bit little-endian PowerPC ELFv2, s390x, SPARC64 e m68k.

Agora, foi lançado o Mold 2.1.

Novidades do Mold 2.1

Mold 2.1 lançado com suporte para CPU LoongArch, e muito mais
Mold 2.1 lançado com suporte para CPU LoongArch, e muito mais

No mês passado, foi lançado o vinculador de alta velocidade Mold 2.0, que mudou do licenciamento AGPL para o MIT depois que sua estratégia de monetização não deu certo.

Neste fim de semana, o projeto fez o lançamento do Mold 2.1 como mais um passo à frente para este vinculador alternativo ao GNU Gold e LLVM LLD.

O mais notável com o lançamento do Mold 2.1 de hoje é a adição de suporte inicial para a arquitetura de CPU LoongArch da Loongson.

Projetos de código aberto continuam adicionando suporte para LoongArch como esta arquitetura de CPU desenvolvida na China, baseada em MIPS64 e inspirada em RISC-V.

Este suporte LoongArch foi contribuído por um engenheiro Loongson e é baseado no suporte LoongArch LLVM e na documentação LoongArch disponível publicamente.

Loongson também fornecerá um sistema LoongArch para o projeto Mold para ajudar a testar/melhorar esse suporte de CPU.

A versão do Mold 2.1 também adiciona suporte “-z nosectionheader” para eliminar cabeçalhos de seção de arquivos de saída e também há várias correções de ARM64 e RISC-V.

Para saber mais sobre essa versão do Mold, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Mold

Para instalar a versão mais recente do Mold nas principais distribuições Linux, use o gerenciador de pacotes de seu sistema.

Ou, leia as instruções na página do software no GitHub.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.