De acordo com o site gHacks, a Mozilla planeja remover o leitor de feeds RSS e o Live Bookmarks do Firefox. Confira os detalhes dessa importante mudança e suas consequências.
- Como instalar o cubo mágico PyBik no Ubuntu e derivados
- Como instalar o jogo wxbriscola no Linux via Snap
- Como instalar o Gameeky no Linux via Flatpak
Uma entrada recente no site de rastreamento de bugs da Mozilla indica que a Mozilla planeja reduzir o leitor de feeds RSS e o suporte ao Live Bookmarks do navegador web Firefox.
Mozilla planeja remover o leitor de feeds RSS e o Live Bookmarks do Firefox
O plano atual da Mozilla visa a remoção dos dois recursos no Firefox 63 ou no Firefox 64, em outubro ou dezembro de 2018.
A mudança não afetará a versão atual do Firefox 60 ESR, mas o próximo Firefox ESR após o Firefox 60 ESR, não suportará mais os dois recursos também.
Os Live Bookmarks permitiam que os usuários do Firefox se inscrevessem no feed RSS de um site para que novos artigos fossem exibidos em uma pasta de favoritos no navegador web.
Por outro lado, o suporte ao leitor de feeds exibe uma página de assinatura especial quando os usuários carregam URLs de feed diretamente no navegador.
O motivo do abandono? Do que tem sido implícito, ambas as funções “tiveram um grande impacto na manutenção e segurança em relação ao seu uso”, sua manutenção “teria custado tempo e esforço significativos” e sua popularidade “não justifica tal investimento”.
Problemas de acessibilidade, compatibilidade com o sistema de sincronização de dados do navegador e aplicativos móveis também são mencionados.
Após cuidadosa consideração de várias opções (que também incluem não fazer nada, ou investir pesadamente na atualização do código), decidimos ir em frente e remover o suporte a feeds internos do Firefox.
O que acontecerá com os marcadores dinâmicos existentes? Eles serão transformados em marcadores atuais e o Firefox oferecerá a possibilidade de exportá-los como um arquivo OPML para que o usuário possa importá-los para qualquer leitor de RSS.
E Você? O que acha que essa mudança causará na sua rotina de uso do Firefox? Deixe sua opinião nos comentários.
Aproveitando o assunto, não deixe de assinar o feed do Blog do Edivaldo para receber as novidades no seu e-mail. Para isso, acesse a seguinte página.
Receba as notícias no seu e-mail