Mudança no licenciamento poderá colocar o VLC novamente na App Store

O VLC é um reprodutor multimídia e multiplataforma que é considerado por muitos o canivete suiço dos tocadores de vídeo. Ele esteve disponível por um breve período também para o iPhone e iPad, até ser removido da App Store no início de 2011, a pedido dos desenvolvedores, que estavam em conflito entre si sobre se os termos de licenciamento permitiam ou não a sua disponibilização na loja da Apple.

VLC Poderá voltar a loga de aplicativos da Apple
VLC Poderá voltar a loga de aplicativos da Apple

A boa notícia é que ele pode estar voltando para a loja, isso graças a um longo esforço do presidente da Videolan que entrou em contato com todos os autores que já contribuíram com o projeto, conseguindo a permissão deles para mudar da atual licença GPL para a LGPL, que ainda o mantém como um software livre, mas com termos de licenciamento mais permissivos.

Para as demais plataformas e repositórios, nada mudará por enquanto, mas para o iPhone e iPad, pode ser o retorno de um dos melhores players de vídeo. O VLC faz algo que os apps da Apple não fazem: ele suporta vídeos DivX, H.264, MKV, WebM, WMV e nos mais variados formatos, sem precisar fazer algum tipo de conversão e nem ter de incluir o arquivo na biblioteca do iTunes. Isso simplifica muito a reprodução de arquivos multimídia nos gadgets da Apple.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.