MX-Linux 23.1 Raspberry PI OS respin lançado para o RPi 5, e mais

E foi lançado o MX-Linux 23.1 Raspberry PI OS respin para o RPi 5 e 4 SBCs. Conheça mais esse sistema e descubra onde baixar a distribuição.

MX-Linux Raspberry Pi é um Respin pessoal com forte apoio da equipe de desenvolvimento do MX-Linux (MX Dev) que possibilita o gerenciamento ideal de um Raspberry Pi com MX-Linux. E ele também oferece dois gerenciadores de janelas leves: Fluxbox e Openbox.

Agora, os desenvolvedores por trás da distribuição MX Linux baseada em Debian lançaram uma edição Raspberry Pi, o MX-Linux 23.1 Raspberry PI OS, para aqueles que desejam executar o sistema operacional em computadores de placa única Raspberry Pi 5 e 4 SBCs.

Novidades do MX-Linux 23.1 Raspberry PI OS

https://www.edivaldobrito.com.br/mx-linux-23-1-raspberry-pi-os-respin-lancado-para-o-rpi-5-e-mais/
https://www.edivaldobrito.com.br/mx-linux-23-1-raspberry-pi-os-respin-lancado-para-o-rpi-5-e-mais/

Anunciado inicialmente em meados de novembro de 2023, o MX-Linux 23.1 Raspberry PI OS respin foi testado em computadores de placa única Raspberry Pi 4, Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 5.

Ele usa o navegador de código aberto Chromium por padrão e um assistente de configuração inicial no modo TUI para configurar sua instalação.

Os desenvolvedores do MX Linux explicam o uso do Chromium em vez do Mozilla Firefox como navegador padrão para a edição Raspberry Pi em uma postagem do blog, dizendo que sua escolha se deveu à velocidade de inicialização do Chromium versus Firefox no hardware Raspberry Pi.

A edição Raspberry Pi é baseada na versão MX Linux 23.1 “Libretto”, que é derivada da série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”.

O Xfce 4.18 é usado como ambiente de desktop padrão e o sistema é executado na série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo do Debian Bookworm.

Os usuários que desejam experimentar a distribuição MX Linux em seus computadores Raspberry Pi precisarão de um cartão de memória SD ou driver USB com pelo menos 16 GB de espaço livre em disco.

O sistema inclui as ferramentas MX oficiais e dá aos usuários acesso aos repositórios oficiais do MX Linux.

No entanto, os usuários devem ter em mente que esta edição do MX Linux vem com um conjunto menor de aplicativos padrão, pois os desenvolvedores desejam oferecer uma solução leve e rápida para computadores minúsculos.

Claro, você poderá instalar mais aplicativos usando o utilitário MX Package Installer.

Como um problema conhecido, os desenvolvedores observam o fato de que o assistente de configuração inicial da edição Raspberry Pi está atualmente disponível apenas no idioma inglês.

Apesar disso, usuários de idiomas diferentes do inglês poderão escolher o idioma do sistema durante a configuração.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o MX-Linux 23.1 Raspberry PI OS

A imagem ISO do MX-Linux Raspberry Pi Respin Ragout2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Observe que esta edição está disponível apenas para a arquitetura de hardware AArch64 (ARM64).

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.