Nautilus ganhou mais recursos antes do lançamento do Gnome 46

Com a próxima versão do ambiente Gnome próximo de ser liberada, o Nautilus ganhou mais recursos antes do lançamento do Gnome 46.

GNOME Files, anteriormente e internamente chamado Nautilus, é o gerenciador de arquivos oficial do ambiente de desktop GNOME, funcionando principalmente para sistemas operacionais Linux.

GNOME Files é licenciado sob os termos da GNU Lesser General Public License e é software livre.

Agora, o gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos) recebeu mais novos recursos antes do lançamento do ambiente de desktop GNOME 46 no final de março de 2024, quando os desenvolvedores publicaram uma nova versão alfa no fim de semana.

Nautilus ganhou mais recursos antes do lançamento do Gnome 46

Nautilus ganhou mais recursos antes do lançamento do Gnome 46
Nautilus ganhou mais recursos antes do lançamento do Gnome 46

O ambiente de desktop GNOME 46 está atualmente disponível para testes alfa públicos e o Nautilus recebeu uma atualização que trouxe melhor descoberta de ícones de pastas personalizadas, confirmações de senha ao criar arquivos ZIP protegidos e a capacidade de alterar proprietário/grupo e outras permissões em admin:///.

A versão alfa também adicionou detecção de operações de copiar/mover arquivos acima do limite de 4 GB em sistemas de arquivos FAT, uma opção detalhada de formato de data e hora, bem como a capacidade de reverter mais de um Alt+Up com o atalho de teclado Alt+Down.

Agora, uma nova versão alfa do Nautilus 46 está disponível para testes públicos com ainda mais novos recursos, incluindo a capacidade de alternar visualizações sem recarregar a pasta, listagem de operações na parte inferior da barra lateral, substituição de Outros Locais pela visualização Rede, listagem de unidades montadas na barra lateral, indicação de carregamento de subpastas, bem como a capacidade de gravar arquivos selecionados no histórico de avanço e avanço.

Além disso, a nova versão alfa do Nautilus 46 melhora o desempenho da caixa de diálogo de propriedades de vários arquivos, melhora o desempenho da visualização, exibe a frequência de amostragem em kHz com separadores de milhar, corrige a priorização de miniaturas para ordem de classificação não alfabética, abre a pasta real para documentos em Recentes em Propriedades e trata arquivos markdown como documentos de texto na pesquisa.

Além disso, melhora o manuseio de arquivos virtuais, adiciona uma dica de ferramenta ao botão estrela, melhora a capitalização e os mnemônicos do texto da UI, mostra o atalho de teclado correto para Refazer no menu, corrige textos de dicas de ferramentas da guia para marcação e pesquisa, notifica visualiza alterações no nome do item para acessibilidade e corrige vários bugs, vazamentos de memória e avisos relacionados à visualização para uma experiência mais estável e confiável.

Os desenvolvedores também fizeram uma reestruturação significativa da arquitetura de visualização, removeram códigos mortos em visualizações e estilos CSS e atualizaram a página de manual.

A próxima etapa no ciclo de desenvolvimento do próximo ambiente de desktop GNOME 46 é a versão beta, que está prevista para meados de fevereiro de 2024, junto com as compilações estáveis GNOME 45.4 e GNOME 44.9.

A versão Release Candidate (RC) do GNOME 46 é esperada para o início de março, enquanto o lançamento final está previsto para 20 de março de 2024.

Como instalar o Nautilus

Os primeiros usuários que desejam testar esta nova versão alfa do Nautilus no ambiente de desktop GNOME 46 podem baixar e compilar o tarball de origem aqui.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.