Nemo Mobile traz o Glacier UX para o PinePhone e outros portáteis Linux

Graças ao trabalho de alguns desenvolvedores, o Nemo Mobile traz o Glacier UX para o PinePhone e outros dispositivos portáteis Linux.

Nemo Mobile é um projeto baseado na comunidade desenvolvido para trazer o Linux para smartphones e outros dispositivos móveis. Isso poderia descrever muitas distribuições Linux hoje em dia, mas o Nemo existe há mais tempo do que a maioria, tendo estado em desenvolvimento desde 2012.

Recentemente, os desenvolvedores começaram a portar o Glacier UX (interface de usuário) de código aberto do Nemo para funcionar com distribuições Linux para smartphones modernos, incluindo Manjaro e postmarketOS.

Nemo Mobile traz o Glacier UX para o PinePhone e outros portáteis Linux

Nemo Mobile traz o Glacier UX para o PinePhone e outros portáteis Linux
Nemo Mobile traz o Glacier UX para o PinePhone e outros portáteis Linux

Embora ainda seja um trabalho em andamento, a versão recente do Nemo Mobile baseado em Manjaro é uma alternativa promissora para outras opções, incluindo Phosh, Lomiri e Plasma Mobile.

Primeiro um pouco de história. Muito antes da atual safra de smartphones Linux e distribuições Linux amigáveis ​​para dispositivos móveis existir, a Nokia projetou um sistema operacional para smartphone baseado em Linux chamado Maemo.

Ele acabou se fundindo com o projeto Moblin apoiado pela Intel e se tornou MeeGo. E então a Intel basicamente descartou a ideia e a Nokia abraçou o Windows Mobile e vendeu sua divisão de smartphones para a Microsoft, o que praticamente acabou com o MeeGo.

Mas das cinzas daquele sistema operacional apoiado por corporações surgiu uma versão apoiada pela comunidade chamada Mer. É a base do Sailfish OS, o sistema operacional desenvolvido comercialmente pela empresa finlandesa Jolla.

Sailfish tem uma interface de usuário proprietária, enquanto o Nemo, que começou como uma alternativa baseada na comunidade, foi projetado para usar o Glacier UX de código aberto.

Embora o Nemo fosse originalmente baseado no Mer, este ano os desenvolvedores começaram a refazer o sistema operacional no Manjaro, embora o Glacier UX também tenha sido portado para outros sistemas operacionais, incluindo o postmarketOS.

Tudo isso para dizer que o Glacier é ao mesmo tempo muito antigo e muito novo, e isso meio que mostra.

Nemo Mobile traz o Glacier UX para o PinePhone e outros portáteis Linux
Nemo Mobile traz o Glacier UX para o PinePhone e outros portáteis Linux

A compilação do Nemo Mobile que testada foi compilada em 20 de maio de 2021 e é um pouco instável (aplicativos e o próprio sistema operacional travam inesperadamente de vez em quando), e não é muito útil (não há muitos aplicativos e alguns dos softwares pré-instalados, como o aplicativo da câmera, na verdade não funcionam). Alguns dos elementos da IU também parecem um tanto desatualizados.

Mas, a interface do usuário é claramente projetada para entrada de tela sensível ao toque, com suporte para navegação baseada em gestos.

Nemo Mobile traz o Glacier UX para o PinePhone e outros portáteis Linux
Nemo Mobile traz o Glacier UX para o PinePhone e outros portáteis Linux

Por exemplo, você pode deslizar para cima na tela de bloqueio para dispensá-la, deslizar de cima para baixo na tela para ver um painel de configurações rápidas ou deslizar de baixo para cima para fechar os aplicativos.

A partir de qualquer tela do aplicativo, você pode deslizar da borda esquerda ou direita em direção ao centro para retornar à tela inicial.

E na tela inicial, você pode deslizar da direita para a esquerda para ver uma lista de aplicativos em execução ou da esquerda para a direita para ver uma tela de notificação.

O Glacier também inclui um discador simples, mas amigável ao toque, aplicativos de mensagens e contatos, um aplicativo de galeria de fotos, reprodutor de música, bem como um teclado virtual e, claro, um aplicativo Configurações.

O problema é que quando você abre o aplicativo Configurações em um PinePhone agora, a parte superior não fica visível, e você não pode acessar a Data e Hora, Área de Trabalho ou configurações do teclado ou ajustar o brilho da tela.

Eu sei quais itens estão cortados porque você pode puxar para baixo a tela Configurações para vê-los, mas não pode selecioná-los porque assim que você levanta o dedo, a tela volta ao seu estado anterior.

Embora as versões mais recentes do Nemo Mobile apresentem bugs, a interface do usuário também é bastante fluida e ágil, e estou ansioso para ver o que os desenvolvedores farão a seguir.

Se você quiser testar o Nemo ou o Glacier, você pode encontrar as imagens pré-compiladas mais recentes no site do Nemo Mobile, ou seguir o projeto Twitter, Telegram, Matrix ou IRC para atualizações (há links na parte inferior da página inicial do Nemo) .

Você também pode encontrar uma versão do postmarketOS com Glacier UX na página de download de imagens do PostmarketOS PinePhone. E você também pode experimentar o Glacier em outros dispositivos instalando-o usando um emulador Sailfish OS ou imagem VirtualBox.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.