Neptune 6.5 lançado com kernel 5.6 e systemd 245.6 atualizado

O projeto Neptune publicou uma atualização para sua atual série 6.x, o Neptune 6.5. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Netuno é uma distribuição Linux para desktops que é baseado no ramo Stable do Debian, exceto por um kernel mais recente, alguns drivers e versões mais recentes de aplicativos populares, como o LibreOffice.

Ele também vem com a versão mais recente da área de trabalho do KDE. Os principais objetivos da distribuição são fornecer um desktop de uso geral bonito com reprodução multimídia pré-configurada e oferecer um instalador USB fácil de usar com uma opção de persistência.

Agora, o projeto lançou mais uma atualização do seu sistema, o Neptune 6.5.

Novidades do Neptune 6.5

Neptune 6.5 lançado com kernel 5.6 e systemd 245.6 atualizado
Neptune 6.5 lançado com kernel 5.6 e systemd 245.6 atualizado

Neptune 6.5 chega com um kernel mais recente para melhor suporte de hardware e atualizações de software mais recentes e correções de segurança dos repositórios do Debian Buster.

Esta versão oferece suporte a hardware mais moderno, fornecendo o kernel Linux 5.6, juntamente com atualizações nos blobs de firmware proprietários, bem como o systemd 245.6 atualizado.

Por mais incrível que pareça, o Neptune 6.5 é o primeiro lançamento da última série do Neptune 6.0, lançada no ano passado em agosto como a primeira a ser baseada na mais recente série de sistemas operacionais Debian 10 Buster.

Sim. Esta é a primeira versão de manutenção do Neptune 6 que também está disponível como atualização para todos os usuários do Neptune 6.

Apelidado de “Jet”, o Neptune 6.5 está aqui principalmente para reforçar o suporte de hardware, especialmente para computadores UEFI com Secure Boot, transferindo o kernel para a série Linux 5.6, que realmente chegou ao fim da vida útil no mês passado, assim como o systemd init system para a versão 245.6 e atualizando vários firmware proprietários incluídos.

Em termos de software, esta versão vem com alguns dos aplicativos e componentes principais mais recentes, incluindo a suíte de escritório LibreOffice 6.4.5, editor de gráficos vetoriais Inkscape 1.0, Navegador Chromium 83, cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 68.10, media player VLC 3.0.11, além da estrutura multimídia FFmpeg 4.1.4 e sistema de som PulseAudio 13.

Sendo uma distribuição baseada no KDE, o Neptune 6.5 também é fornecido com o software KDE mais recente disponível nos repositórios Debian 10 Buster. Isso inclui o ambiente de área de trabalho KDE Plasma 5.14.5 e a suíte de software KDE Frameworks 5.54.0, todos compilados com o Qt 5.11.3.

No entanto, existem alguns ajustes incluídos no ambiente de desktop KDE Plasma, mais especificamente o gerenciador de janelas KWin, que devem proporcionar uma experiência mais suave, removendo o limite de 60 quadros por segundo.

Além disso, esta versão também atualiza a aparência do Neptune Linux e oferece aos usuários uma olhada no novo estilo padrão do próximo grande lançamento do Neptune 7, cuja data de lançamento ainda não foi anunciada.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Neptune 6.5

A imagem ISO do Neptune 6.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.