NetworkManager 1.24.0 lançado com novas interfaces de rede e mais

Foi lançado o NetworkManager 1.24.0 com novas interfaces de rede, suporte OWE e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar esse utilitário.

NetworkManager é um utilitário de software para simplificar o uso de redes de computadores no Linux e em outros sistemas operacionais baseados em Unix.

Como instalar o programa IRPF 2020 no Linux via arquivo JAR
NetworkManager 1.24.0 lançado com novas interfaces de rede e mais

Esse utilitário adota uma abordagem oportunista para a seleção de rede, tentando usar a melhor conexão disponível quando ocorrem interrupções ou quando o usuário se move entre redes sem fio.

Prefere conexões Ethernet através de redes sem fio “conhecidas”. O usuário é solicitado a fornecer senhas WEP ou WPA, conforme necessário.
 
O NetworkManager possui dois componentes:

  • Um serviço que gerencia conexões e altera relatórios na rede.
  • Um aplicativo de desktop gráfico que permite ao usuário manipular conexões de rede. O miniaplicativo nmcli fornece funcionalidade semelhante na linha de comando.

Por outro lado, os plugins para suportar VPN, OpenConnect, PPTP, OpenVPN e OpenSWAN são desenvolvidos como parte de seus próprios ciclos de desenvolvimento.

Agora, uma nova versão estável da interface foi lançada para simplificar a configuração de rede “NetworkManager 1.24′, na qual várias alterações significativas foram adicionadas como novos protocolos, maior suporte e mais.

Novidades do NetworkManager 1.24.0

Esta nova versão destaca o suporte adicionado às interfaces de rede de roteamento virtual e redirecionamento (VRF, roteamento virtual e encaminhamento) e o suporte ao método de negociação de conexão Opportunistic Wireless Encryption (RFC 8110) para gerar chaves de criptografia em redes sem fio abertas.

A extensão OWE é usada no padrão WPA3 para criptografar todos os fluxos de dados entre o cliente e o ponto de acesso em redes sem fio públicas e públicas que não requerem autenticação.

Para a WWAN, agora é possível ativar automaticamente uma conexão através de um modem USB, no caso de usar um cartão SIM já desbloqueado protegido por um código PIN, para interfaces de rede OVS foi adicionada a capacidade de alterar o MTU, para VPN, permite o uso de valores de dados vazios e sequências secretas e, para todos os dispositivos nm, a propriedade ‘HwAddress’ é fornecida via D-Bus.

Além disso, nesta nova versão, o suporte para seqüências de escape com uma barra invertida foi adicionado nas configurações “vpn.data”, “vpn.secrets”, “bond.options” e “ethernet.s390-options” e nas opções adicionadas para bridges: bridge.multicast-query, bridge.multicast-query-use-ifaddr, bridge.multicast-router, bridge.vlan-stats-enabled, bridge.vlan-protocol e “bridge.group-address”.

Das outras mudanças mencionadas no anúncio, destacam-se:

  • O IPv6 SLAAC e o IPv6 DHCP adicionaram opções para configurar o tempo limite “ipv6.ra-timeout” e “ipv6.dhcp-timeout”.
  • A interface nmcli adiciona a capacidade de remover configurações usando o novo comando “conexão nmcli modificar $ CON_NAME remove $ setting”.
  • A criação ou ativação de dispositivos escravos é interrompida na ausência de um dispositivo mestre.
  • Problemas com a importação de perfis do WireGuard via nmcli são resolvidos e o manuseio de configurações, incluindo a rota ip4-auto-padrão com um gateway explícito, é aprimorado.
  • Adicionado suporte para prefixos de 31 bits (máscaras de sub-rede/31) para links IPv4 P2P (RFC 3021).
  • As dependências libpolkit-agent-1 e libpolkit-gobject-1 foram removidas.

Para saber mais sobre essa versão do NetworkManager, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o NetworkManager 1.24.0

Para quem estiver interessado em obter esta nova versão do NetworkManager 1.24.0, deve saber que, no momento, não há pacotes criados para o Ubuntu ou derivados. Portanto, se você deseja obter esta versão, deve copilar o NetworkManager 1.24.0 a partir do seu código-fonte.

Embora seja uma questão de alguns dias para ser incorporado aos repositórios oficiais do Ubuntu para sua atualização imediata.

Portanto, se você quiser, é aguardar a disponibilização da nova atualização nos canais oficiais do Ubuntu, você pode verificar se a atualização já está disponível neste endereço.

No momento em que isso acontece, você pode atualizar sua lista de pacotes e repositórios em seu sistema com a ajuda dos seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt upgrade -y
sudo apt install network-manager -y

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.