NewsFlash 2 lançado com porte para GTK 4 e libadwaita

E foi lançado o leitor de feeds NewsFlash 2 com porte para GTK 4 e libadwaita, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

NewsFlash é um leitor de feed RSS de desktop para Linux criado principalmente para ser usado com leitores de feed RSS baseados na web, como Feedly, Feedbin, etc., mas também pode ser usado localmente, sem esses serviços da web.

O programa é uma reescrita completa do FeedReader em Rust, usando GTK para a interface do usuário, com muitos recursos extras na parte superior.

Os recursos do aplicativo incluem:

  • Suporte para sincronização com serviços como Miniflux, Feedly, Fever, NewsBlur (o suporte para isso foi adicionado no último NewsFlash 1.2.0), Feedbin e, como já mencionei, também há suporte para feeds RSS locais
  • Notificações da área de trabalho
  • Pesquisa e filtragem rápidas
  • Tags, categorias e estrelas
  • Atalhos de teclado configuráveis
  • Faz uso do banco de dados Feedly para descoberta de feed (não importa o serviço RSS baseado na web que você está usando, e até mesmo para RSS local)
  • Interface de usuário adaptável com a ajuda de libhandy
  • Modo escuro e 5 temas integrados
  • Importação / exportação OPML
  • Pode buscar atualizações em segundo plano e tem intervalo de atualização configurável
  • Proxy configurável
  • Baixe o conteúdo completo para artigos específicos sob demanda
  • Exportar artigos como html com imagens incorporadas
  • Modo offline manual

A página do projeto do aplicativo também menciona que o trabalho com APIs de estilo Google Reader já está a caminho, o que deve adicionar suporte para leitores de feed RSS baseados na web, como FreshRSS, InoReader e The Old Reader.

Agora, NewsFlash 2 foi lançado com porte para GTK 4 e libadwaita.

Novidades do NewsFlash 2

NewsFlash 2 lançado com porte para GTK 4 e libadwaita
NewsFlash 2 lançado com porte para GTK 4 e libadwaita

NewsFlash 2.0 é a maior atualização para este leitor de notícias bacana por um tempo. Ele vê os desenvolvedores terminarem o trabalho na tão esperada porta GTK 4 e libadwaita.

Como resultado, o NewsFlash parece mais nítido, mais refinado e muito mais consistente em si mesmo. O aplicativo agora possui um layout adaptável que responde à largura da tela, permitindo que o aplicativo funcione no celular.

Há também suporte de marcação retrabalhado no NewsFlash 2.0. Isso torna mais fácil do que nunca marcar os artigos que você lê com uma nova tag personalizada de sua escolha ou aplicar uma já criada.

Acho que marcar uma alternativa útil para ‘favoritar’ artigos (que este aplicativo também suporta), pois ajuda você a lembrar POR QUE você gostou!

As tags aparecem na barra lateral. Você não pode especificar uma cor de tag ao criar uma tag, mas pode clicar com o botão direito do mouse em uma tag depois de criada para “editar” o nome e alterar as cores da tag.

NewsFlash 2 lançado com porte para GTK 4 e libadwaita
NewsFlash 2 lançado com porte para GTK 4 e libadwaita

Outras mudanças no NewsFlash 2.0 incluem a capacidade de definir um intervalo de sincronização personalizado; uma opção para sincronizar feeds na inicialização; e uma configuração para ocultar artigos datados no futuro.

A visualização do artigo agora permite que você defina a largura e a altura da linha do seu conteúdo preferido e permite que você entre em tela cheia ao assistir a um vídeo incorporado em um artigo.

Finalmente, o NewsFlash 2.0 adiciona suporte para serviços de nuvem auto-hospedados Nextcloud News & FreshRSS, daí a versatilidade e o apelo deste leitor de notícias bacana. FYI: Feedly não é mais suportado (culpa do Feedly).

Isso leva toda a gama de serviços suportados no NewsFlash 2.0: Fever, Inoreader, NewsBlur, Nextcloud News, FreshRSS, Miniflux, feedbin e RSS Local.

Em resumo, uma grande atualização que os usuários ávidos do cliente não vão querer esperar. O desempenho parece muito melhorado, com base em um estímulo inicial sobre o aplicativo.

O NewsFlash 2.0 suporta a configuração do modo escuro em todo o sistema, mas muitos aplicativos GTK (principalmente aqueles que mostram muito texto) oferecem uma opção de modo escuro local. Em termos de configurações, essa é a única “opção” que realmente me falta.

Para saber mais sobre essa versão do NewsFlash, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o NewsFlash

Para instalar a versão mais recente do NewsFlash nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o leitor RSS NewsFlash no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.