Nitrux 2.8.1 lançado com Plasma Wayland por padrão e Kernel 6.3

E foi lançado o Nitrux 2.8.1 com Plasma Wayland por padrão e Kernel 6.3 , e mais. Confira as novidades e veja onde baixar essa distro.

Nitrux é uma distribuição Linux baseada no Debian (sem systemd), adequada para laptops e computadores desktop, com os belos aplicativos NX Desktop e MauiKit.

Seu principal ambiente de área de trabalho é o Nomad, um desktop KDE Plasma aprimorado com “plasmoids para criar uma combinação especial de estética e funcionalidade.

Além de tudo isso, o projeto também se concentra na criação de aplicativos redistribuíveis usando o formato AppImage.

Agora, Uri Herrera do projeto Nitrux anunciou o lançamento do Nitrux 2.8.1.

Novidades do Nitrux 2.8.1

Nitrux 2.8.1 lançado com Plasma Wayland por padrão e Kernel 6.3
Nitrux 2.8.1 lançado com Plasma Wayland por padrão e Kernel 6.3

O Nitrux 2.8.1 pode soar como um pequeno lançamento pontual do Nitrux 2.8 do mês passado, mas é uma atualização massiva que traz mudanças interessantes, como a mais recente e melhor série de kernel do Linux 6.3, Plasma Wayland como a sessão padrão, bem como todas as últimas atualizações do KDE software incluindo Plasma 5.27.5, Frameworks 5.106 e Gear 23.04.1.

O Plasma Wayland é claramente a atração número um deste lançamento e os desenvolvedores fizeram o possível para que funcionasse o mais perfeito possível para todos. Para isso, eles adicionaram xdg-desktop-portal-gnome para evitar problemas de renderização de fonte, especialmente com aplicativos Flatpak.

Para usuários de placas gráficas NVIDIA, a sessão Plasma Wayland usará um dock tradicional configurado com painéis Plasma. Por outro lado, o Plasma Wayland mostrará o Latte Dock para aqueles que dependem dos drivers Mesa (AMD, Intel, etc.).

Os desenvolvedores recomendam aos usuários de GPU NVIDIA que encontram problemas ao executar determinados aplicativos para mudar para a sessão Plasma X11. Para usuários de GPU AMD Radeon, o Nitrux 2.8.1 é fornecido com o driver de código aberto AMD mais recente para drivers Vulkan 2023.Q2.2.

Além disso, o Nitrux 2.8.1 traz suporte para gerenciamento de partições Btrfs, suporte para executar a distribuição usando Hyper-V, extensão LFS para Git, uma versão de pré-lançamento da próxima pilha de gráficos Mesa 23.2, bem como o Industrial Proxy do subsistema de E/S para D-Bus para suporte a mais hardware.

Por fim, esta versão introduziu um novo parâmetro para o AppArmor para torná-lo sempre carregado por padrão e habilitou o serviço para OpenRC, DNSCrypt-Proxy 2, suporte para o sistema de comunicação anônima Tor, sistema de detecção de intrusão AIDE e implementação multithread Rsyslog de syslogd.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Nitrux 2.8.1

Lembre-se de que se estiver usando uma versão anterior, você só precisa atualizar suas instalações por meio de uma atualização de sistema padrão.

Os usuários existentes do Nitrux podem atualizar suas instalações executando o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes Plasma Discover.

Se você deseja instalar o Nitrux em seu computador pessoal, você pode baixar a versão 2.8.1 do Nitrux agora mesmo acessando a página de download da distribuição.

Uma imagem ISO mínima usando JWM (Joe’s Window Manager) também está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações Nitrux com outro ambiente de desktop que não o KDE Plasma e diferentes seleções de software.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.